22º Arraiá da Curindiba teve dois dias de arrastapé e animação em Vereda
Com 25 anos de emancipação política e administrativa, o município de Vereda comemorou em sua sede, neste final de semana (13 e 14 de junho), o 22º Arraiá da Curindiba, que reuniu um grande público, como todos os anos, ao som de diversas atrações musicais. A festa junina atraiu moradores e visitantes pela beleza e o colorido do verde, amarelo, azul e branco da decoração que entrou no clima da Copa do Mundo.
Balões, bandeirolas, bonecos gigantes e arandelas deram um enfeite todo especial ao circuito do forró entre a Rua Odílio Alves Neto e a Quadra Poliesportiva Wilfredo da Rocha Nonato, palcos principais dos eventos juninos deste ano na cidade de Vereda. A festa junina foi marcada por muitos concursos de quadrilhas (anarriê!), apresentações culturais, shows artísticos e o tradicional arrastapé.
Barracas com comidas e bebidas típicas das festas nordestinas que foram preparadas pelos próprios moradores, foram fascínios a parte e para combinar como clima frio e com as chuvas que caíram durante os dois dias de forró, o amendoim e o quentão foram ingredientes inseparáveis dos forrozeiros. Na sexta-feira o 22º Arraiá da Curindiba em Ritmo de Copa do Mundo, recebeu as apresentações dos grupos musicais Inclusom, Os Federais e Banda Pisada Louka. No sábado, foram à vez de se apresentar o cantor Berlone Cigano e as bandas Casadões do Forró e Xote Novo.
O prefeito Dinoel Carvalho (PSD) se demonstrou satisfeito em ter conseguido por mais um ano, proporcionar aos conterrâneos e visitantes a oportunidade de se divertirem em um clima de alegria e manter acesa a tradição peculiar do povo nordestino, preservando as raízes e dando continuidade a cultura junina. “O prefeito Dinoel Carvalho tem dado no seu governo uma grande prioridade aos trabalhos focados em favor do resgate dos eventos culturais, festas tradicionais e religiosas do município, por entender que trabalhos de estímulos ao esporte, a cultura e aos movimentos populares mantém viva a historiografia do município e contribui como crescimento da sua economia”, disse o deputado estadual Timóteo Brito (PSD), presente no evento.
O Arraiá da Curindiba é em homenagem ao antigo nome da cidade de Vereda por ocasião do seu primeiro povoamento. Denominada inicialmente “Curindiba” (devido ser mata fechada e ter uma madeira com esse nome) logo depois passou a se chamar São Sebastião de Vereda, quando da criação do município em 24 de fevereiro de 1989, ficou denominada apenas de Vereda.
O pequeno lugarejo logo ganhou status de povoado pertencente ao município de Prado. Situada às margens do braço sul do rio Jucuruçu, manteve-se estagnada até meados deste século, quando a atividade madeireira proporcionou um pequeno desenvolvimento. Hoje em dia a principal atividade produtiva do município de Vereda é a pecuária de corte e leite e geração de energia elétrica, onde na região da cachoeira da lixa, às margens do povoado de São João da Prata, na tríplice fronteira com os municípios de Itamaraju e Jucuruçu, fica o Complexo Hidrelétrico Renova Energia Serra da Prata, que depois da sua implantação em 2007, passou a cooperar com o desenvolvimento do município de Vereda.
Por Athylla Borborema Fotos: medeirosneto.com