Teixeira

56 milhões de reais é o recurso que gestão Belitardo recebe para manter os serviços de ortopedia, pediatria e oncologia no HMTF e UPA

28/05/2024 - 19h41

O município de Teixeira de Freitas possui um contrato com o Ministério da Saúde, através do SUS Sistema Único de Saúde, para manter serviços pediatra, ortopedia e oncologia, inclusive para atender a toda região e não só o município de Teixeira de Freitas.

O contrato reza que o município tem a obrigação de manter ortopedista 24 horas, tanto na UPA, como no HMTF, realizando desde pequenos atendimentos, até cirurgias de fratura expostas.

A mesma obrigação o município tem com os serviços de pediatria, quando tem a obrigação de manter pediatra de plantão tanto na UPA, quanto na UMMI e HMTF por 24 horas por dia, para atender todos os serviços relacionados à pediatria.

Galeria de fotos

ver todas (3)

Já para os serviços de oncologia, o município tem a obrigação de continuar atendendo as pessoas que estão em processo de tratamento, apenas os novos casos a nível regional, que deverão serem encaminhados para o Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB).

Com a inauguração do HECB, o município de Teixeira de Freitas, através da secretaria de saúde do município, tem orientado as unidades de saúde, a regularem todos os pacientes, independente da complexidade do tratamento, para o HECB, com isso está criando um transtorno para quem precisa dos serviços, que indo para o Sistema Surem, ficam na fila de espera e não tem a situação resolvida.

A atitude do município tem gerado transtorno para os pacientes e problemas para a saúde do município.

Segundo a secretária de saúde do estado Roberta Santana, o município precisa se posicionar se vão ou não cumprir o que está no contrato.

Confira a cópia do contrato na íntegra

O governo do estado não tirou um centavo da saúde de Teixeira de Freitas, com a inauguração do Hospital Costa das Baleias e por isso o município tem a obrigação de continuar realizando esses serviços.

Por Jotta Mendes /Repórter Coragem


Deixe seu comentário