A comissão de combate à dengue em Teixeira de Freitas realiza mais um mutirão
Foi realizado nos dias 20 e 21 de junho, no bairro Castelinho, mais um mutirão em combate ao mosquito da dengue. Na quinta-feira (20) foi realizado um trabalho de conscientização com os moradores, onde foram distribuídas sacolas e panfletos com orientações sobre como combater a reprodução do mosquito Aedes aegyti. Os populares foram instruídos a fazerem uma busca em suas residências para saber se haviam objetos e locais onde o mosquito poderia estar se reproduzindo. Já as sacolas distribuídas estariam sendo recolhidas no dia seguinte no faxinaço, com os objetos e lixo que poderiam estar facilitando a reprodução do mosquito nas residências.
Na sexta-feira, dia 21, foi realizada uma caminhada com os alunos da Escola Alcenor Barbosa, chamando atenção da comunidade para a responsabilidade que todos nós temos para com o combate ao mosquito, e que só iremos obter um bom resultado se todos colaborarem mantendo uma vigilância contínua em suas casas.
Além do manifesto com os alunos, aconteceu também um faxinaço com o apoio da Secretaria de Serviços Extraordinários, que fez o recolhimento das sacolas e um mutirão de limpeza pelas as ruas do bairro, retirando entulhos, lixos e realizou a limpeza de alguns terrenos que foram mapeados, os quais estariam facilitando a proliferação do mosquito.
O mutirão contou ainda com o apoio da Secretaria de Saúde através dos agentes de endemias e do Posto de Saúde (PSF) do bairro, Secretaria de Educação através da Escola Alcenor Barbosa, dos alunos do curso de técnicos de enfermagem do CETEPS, da Secretaria de Serviços Extraordinários, Secretaria de Meio Ambiente, Empresas Privadas e a comunidade em geral.
A comissão ressalva que os trabalhos vão continuar, e que o combate ao mosquito da dengue será um contínuo, para não corrermos o risco te termos outra epidemia como a do início deste ano. Eles destacam ainda que o prefeito João Bosco e o secretário de Saúde, Marcus Pinto, têm dado todo apoio possível para manter as atividades, tendo como uma das prioridades do governo o controle da doença no município.