com coragem
A “Ladra do IPTU” ataca de ladra no licenciamento ambiental

Bom, depois que revelamos a existência da “Ladra do IPTU”, a nossa caixa de mensagens não para de receber informações sobre atitudes da “Ladra do IPTU”, o que levanta suspeitas se ela rouba somente no IPTU.
As informações são tantas que estou pensando em escrever uma novela, e o título será “As Peripécias da Ladra do IPTU”. Cada capítulo vai apresentar um tipo de roubo da nossa personagem ladrona.

Mas a informação mais convincente que chegou à minha caixa de mensagens é que a “Ladra do IPTU” está atacando agora como “Ladra do Licenciamento Ambiental”.
Como funciona o esquema?
A ladra está, sabe-se lá como, conseguindo cobrar licenciamento ambiental de todas as empresas instaladas no município que ela gere — até das empresas que não têm nada a ver com o meio ambiente e que não oferecem qualquer tipo de risco ambiental. Mesmo assim, a ladra está conseguindo cobrar licenciamento ambiental.

Eu não sei se há jurisprudência ou respaldo jurídico para que isso seja feito.
Mas eu já sei por que tanta forma de roubar. Eu já disse, na coluna passada, que a ladra pretende ser candidata nas eleições do ano que vem. Não sei para qual cargo, mas sei que toda essa estratégia de arrecadação é para juntar dinheiro e gastar na campanha eleitoral do próximo ano.
Eu escrevo ou não a novela sobre “As Peripécias da Ladra do IPTU”?
Ah, me falaram que a ladra gosta de aparecer com figurinos diferentes — e que o próximo figurino que ela vai usar será para uma festa infantil. Disseram que ela vai aparecer de Galinha Pintadinha.
Bom, se ela realmente for de Galinha Pintadinha, todo mundo vai descobrir quem é a famosa “Ladra do IPTU”.

No próximo episódio, vou contar mais uma peripécia da nossa personagem alegórica.
Jotta Mendes é radialista, jornalista e escritor.