A Secretaria de Saúde implanta sistema itinerante da Ouvidoria/Saúde-SUS do município
A Secretaria de Saúde através do seu Departamento de Ouvidoria/Saúde-SUS do município implantou o sistema itinerante nas unidades de saúde para ouvir os usuários do sistema em toda a rede de atendimento e de oferta dos serviços de saúde de Teixeira. A intenção é fortalecer o controle social e qualificar a gestão, identificando as possíveis deficiências e o nível de satisfação do atendimento das unidades para com a população.
A primeira unidade de saúde que recebeu a equipe itinerante da Ouvidoria/Saúde-SUS foi o Hospital Municipal, onde foram ouvidos pacientes e acompanhantes, entrevistados através de um questionário, também colocado à disposição para todas as pessoas usurárias na recepção da unidade, para que pudessem manifesta as suas reclamações, denúncias, solicitações e tecer elogios, além de poderem fazer sugestões para o melhoramento do atendimento e dos serviços. Foi colocada também uma urna para que depositassem as suas manifestações de forma segura e sem exposição, pois o acesso aos formulários preenchidos é restrito apenas a equipe da ouvidoria, que mantém em sigilo as informações.
Após os levantamentos foi feito um relatório e, este, entregue ao secretário de Saúde, Eujácio Dantas, para que pudesse tomar a medida cabível referente às situações colocadas pela população. O coordenador do Departamento Ouvidoria/Saúde-SUS, Rubens Rodrigues, que tem formação superior, obtendo, assim, um conhecimento amplo em todas as áreas da saúde, destacou que esse trabalho vai ser feito e implantado em todas as unidades de atendimento da rede de saúde do município. E que todas as manifestações serão levadas em consideração, seja nos casos de apuração de denúncias ou reclamações, quanto também as de solicitações e elogios. E disse ainda: “Este é um espaço democrático entre o cidadão e a gestão municipal, e que é importante para ambas às partes. Iremos responder todas as manifestações aos usuários, independentemente de qual seja o seu manifesto. Gostaria ainda consolidar a informação de que será mantida em total sigilo a identidade do manifestante, para que possamos garantir a sua integridade. Aproveito ainda para dizer que esse trabalho é muito importante para a gestão da nossa saúde, e que as pessoas possam realmente se manifesta através da nossa ouvidoria se caso assim ela sentir necessário em qualquer que seja a sua motivação de manifesto, daremos retorno para com todas dentro do prazo legal que temos após o manifesto do nosso usurário da nossa rede de atendimento”.
O trabalho da ouvidoria ajuda a gestão com as informações através do manifesto das pessoas que são usuárias do sistema e que de alguma forma se sintam insatisfeitas ou prejudicadas no atendimento ofertado pelo município na área da saúde.
O contato da Ouvidoria/Saúde-SUS pode ser feito gratuitamente pelo número 0800 404 0800 ou pelo o e-mail: [email protected]