Destaque

A Secretaria de Saúde implanta sistema itinerante da Ouvidoria/Saúde-SUS do município

04/11/2014 - 19h30
Ouvidoria de saude (1)

A Secretaria de Saúde através do seu Departamento de Ouvidoria/Saúde-SUS do município implantou o sistema itinerante nas unidades de saúde para ouvir os usuários do sistema em toda a rede de atendimento e de oferta dos serviços de saúde de Teixeira. A intenção é fortalecer o controle social e qualificar a gestão, identificando as possíveis deficiências e o nível de satisfação do atendimento das unidades para com a população.

A primeira unidade de saúde que recebeu a equipe itinerante da Ouvidoria/Saúde-SUS foi o Hospital Municipal, onde foram ouvidos pacientes e acompanhantes, entrevistados através de um questionário, também colocado à disposição para todas as pessoas usurárias na recepção da unidade, para que pudessem manifesta as suas reclamações, denúncias, solicitações e tecer elogios, além de poderem fazer sugestões para o melhoramento do atendimento e dos serviços. Foi colocada também uma urna para que depositassem as suas manifestações de forma segura e sem exposição, pois o acesso aos formulários preenchidos é restrito apenas a equipe da ouvidoria, que mantém em sigilo as informações.Ouvidoria de saude (2)

Após os levantamentos foi feito um relatório e, este, entregue ao secretário de Saúde, Eujácio Dantas, para que pudesse tomar a medida cabível referente às situações colocadas pela população. O coordenador do Departamento Ouvidoria/Saúde-SUS, Rubens Rodrigues, que tem formação superior, obtendo, assim, um conhecimento amplo em todas as áreas da saúde, destacou que esse trabalho vai ser feito e implantado em todas as unidades de atendimento da rede de saúde do município. E que todas as manifestações serão levadas em consideração, seja nos casos de apuração de denúncias ou reclamações, quanto também as de solicitações e elogios. E disse ainda: “Este é um espaço democrático entre o cidadão e a gestão municipal, e que é importante para ambas às partes. Iremos responder todas as manifestações aos usuários, independentemente de qual seja o seu manifesto. Gostaria ainda consolidar a informação de que será mantida em total sigilo a identidade do manifestante, para que possamos garantir a sua integridade. Aproveito ainda para dizer que esse trabalho é muito importante para a gestão da nossa saúde, e que as pessoas possam realmente se manifesta através da nossa ouvidoria se caso assim ela sentir necessário em qualquer que seja a sua motivação de manifesto, daremos retorno para com todas dentro do prazo legal que temos após o manifesto do nosso usurário da nossa rede de atendimento”.Ouvidoria de saude (3)

O trabalho da ouvidoria ajuda a gestão com as informações através do manifesto das pessoas que são usuárias do sistema e que de alguma forma se sintam insatisfeitas ou prejudicadas no atendimento ofertado pelo município na área da saúde.

O contato da Ouvidoria/Saúde-SUS pode ser feito gratuitamente pelo número 0800 404 0800 ou pelo o e-mail: [email protected]


Deixe seu comentário