Animais de grande porte em via pública é um problema antigo em “Teixeira de Freitas”
Um problema antigo e corriqueiro em Teixeira de Freitas, a presença de animais de grande porte em vias públicas tem preocupado motoristas que, vez ou outra, se deparam, principalmente, com cavalos soltos em ruas movimentadas e de intenso tráfego de veículos.
Na semana passada, nossa equipe flagrou vários animais soltos nas Avenida Padre Anchieta, Kaikan e São Paulo.
Esses animais que transitam livremente pela rua, podem causar acidentes. Em vários momentos enquanto atravessavam a rua, muitos carros paravam, reduziam a velocidade ou freavam bruscamente como reação.
Enquanto nossa equipa fazia as fotos dos animais nas avenidas, diversas pessoas chegavam e relatavam o problema em vários bairros, inclusive no centro da cidade e Trevo da BR-101.
“Já é uma rotina, vermos animais de grande porte, transitando pelas ruas, calçadas, canteiros e ninguém toma a devida providencia… é um perigo ter acidente, e, a culpa depois será de quem?”, perguntou um transeunte
Já no Bairro Bela Vista, Bonadiman, Universitario, Kaikan é comum, cavalos também “fuçarem” lixos e “causar estragos”, impedindo a coleta.
Buscamos informações em órgãos estaduais e fomos comunicados que a Prefeitura tem a obrigação de fazer esse monitoramento, porém, caso a população solicite a ajuda da polícia, eles poderão auxiliar, mas não podem remover o animal, somente o órgão municipal autorizado à esse serviço pode realizar tal procedimento.
Foi divulgado um nota pela Secretaria de Agricultura:
Secretaria Municipal de agricultura
O secretário de Agricultura avaliou o número de acidentes, causados por animais nos últimos anos, nos trechos pertencentes ao município, e, iniciará ronda com apreensão de animais.
O secretario Dori, disse sobre a responsabilidade que o município terá em manter as avenidas, ruas e trecho das Rodovias Estaduais e da BR-101 em Teixeira de Freitas, com a trafegabilidade mais segura, evitando acidentes que tem sido frequente, ocasionado pelo descuido dos proprietários de animais soltos nas ruas.
“Ainda ressaltou, que; além da apreensão, serão identificados os seus proprietários e aplicado uma multa, a qual será reformulada pelo Município”, finalizou.
Neste caso, aguardamos uma solução imediata, pois nas principais e mais movimentadas avenidas da cidade, estamos correndo sérios riscos com o “cooper dos animais” de grande porte.
Luciano Cordeiro/X da Questão