Artesão vê oportunidade através da reciclagem em Teixeira de Freitas
Com os treinamentos, Paulo Sérgio de Souza conseguiu definir marca e transformar uma ideia em negócio
De operador de máquinas agrícolas a artesão. Assim pode ser resumida a trajetória de Paulo Sérgio de Souza nos últimos dois anos em Teixeira de Freitas. Com o objetivo de melhorar o rendimento da família, depois de ser dispensado do emprego, ele começou a observar as sobras de uma capotaria e a enxergar nelas oportunidade de negócio. “Percebi a quantidade de material que é desperdiçado no ramo de capotaria e comecei a criar possibilidades de geração de renda”, revela Paulo, que é formalizado como microempreendedor individual.
O resultado pode ser conferido nas produções de peças em couro sintético, como aventais, porta-papel, mochilas, jogos americanos, tapetes, frasqueira, entre outros. “Fui aproveitando o tamanho dos cortes e confeccionando produtos com formas proporcionais, com uma máquina simples de costura, que comprei com o dinheiro do seguro desemprego”, explica.
E o que a princípio era uma atividade esporádica começou a se tornar rotineira com o aumento das encomendas. Foi quando o Sebrae ajudou o artesão a se tornar mais competitivo. “Produzia as peças para amigos e parentes, mas com a repercussão comecei a expor na porta de casa, até receber uma visita de um agente do Sebrae, que me ajudou a escolher um ponto fixo para vendas, a formar preço e melhorar meu atendimento”, conta Paulo.
O artesão é atendido pelo Programa do Sebrae Negócio a Negócio, “que vai até o empresário e leva informação e oportunidade de capacitação contribuindo para maiores chances de crescimento”, detalha o gerente regional do Sebrae Teixeira de Freitas, Alex Brito.
Além da consultoria, o artesão já participou de várias oficinas e treinamentos, como Sei Vender, Sei Planejar, Sei Controlar o Meu Dinheiro, entre outras. Para Paulo, com a ajuda do Sebrae foi possível chegar mais longe. “Com os treinamentos consegui definir minha marca e transformar uma ideia em negócio, conquistei uma profissão e estou a caminho de me tornar um empresário, mas isso é apenas um começo, quero continuar me capacitando para crescer ainda mais no mercado”, concluiu.