Destaque

Audiência pública sobre animais de grande porte na cidade acontece nesta quinta

01/06/2017 - 15h45

Nesta quinta-feira (1º), acontecerá uma Audiência pública sobre animais de grande porte em perímetro urbano, na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. O evento foi pensado pela Secretaria de Agricultura em parceria com a Câmara de Vereadores (representada pelo edil Jonathan Molar) e a ONG Nossa Arca.

A ONG Nossa Arca atendeu, num período de menos de dois meses, oito casos graves. Alguns animais morreram depois de dias de sofrimento em via pública.

   Para a presidente, Cristhiane Ferreguett,a Lei Municipal (Lei nº 325/2004) que regula o trabalho e a circulação de veículos de tração animal é retrógrada e não é cumprida. Urge que essa realidade seja mudada”.

Em um de seus artigos na Coluna Eco&Pet, Ferreguett fala sobre os cavalos, que, para sobreviverem na natureza, precisam silenciar e disfarçar sua dor. Se ele apresentar mudanças de comportamento estará condenado a ser devorado pelo seu predador ou ser rebaixado na escala hierárquica do seu rebanho. O cavalo domesticado ainda apresenta esse comportamento ancestral. Isso favorece aos maus tratos nos animais usados para monta, tração e atração turística. Vamos pontuar o que acontece com algumas partes do corpo de um equino “domado” e usado pelo homem.

Ainda de acordo seu texto, a agonia dos cavalos, sob domínio humano, é infinita. Quase não há uma parte do corpo desses animais, usados para tração e montaria, que não esteja lesada e não cause imensa dor a eles. Apesar de terem esse corpo extremamente delicado, eles parecem fortes e resistentes. Mas não são; eles são seres com organismos extremamente sensíveis e vulneráveis

Em uma busca rápida pelos sites locais, é possível relembrar casos de equinos ajudados pela Nossa Arca – alguns não resistiram e morreram.

Cris convida a todos que se sensibilizam com a causa a participarem da reunião e proporem estratégias para que o sofrimento desses animais usados na tração animal tenha fim.


Acompanhe o Jornal do Meio-dia na íntegra:


Carla Félix/Foco no Poder

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem


Entenda o caso:



Deixe seu comentário