Baleia Jubarte é encontrada morta no litoral de Cumuruxatiba
Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta no início da manhã de sábado, 29 de agosto, na praia do Rio do Peixe Grande, em Cumuruxatiba, no município de Prado. Segundo informações, o mamífero mede cerca de 10 metros.
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a temporada de reprodução das baleias, que acontece entre julho e novembro atrai para a costa brasileira mais de 15 mil baleias das espécies, Franca e Jubarte. Para fugir do inverno rigoroso da Antártida, onde buscam alimento entre os meses de dezembro e junho, as baleias viajam milhares de quilômetros para acasalar ou dar à luz seus filhotes nas águas cálidas do litoral baiano.
A foto foi tirada pela estudante e moradora de Cumuruxatiba, Rosiane Jesus da Silva e enviada para a redação de um site local.
O Instituto Baleia Jubarte já foi informado sobre o caso e deve providenciar junto ao município a remoção da baleia. A reportagem não conseguiu falar com as secretarias de Obra e Meio Ambiente, responsáveis pelo procedimento de remoção.
Com informações Prado Noticia