Cobra de 2 metros é achada dentro de máquina de lavar
A serpente foi achada pela dona de casa Shirley Oliveira, no domingo (5), e retirado por um estudante de medicina veterinária, amigo da família.
A dona de casa Shirley de Oliveira contou que tem medo de achar outro animal da mesma espécie em casa. Ela relatou que o animal foi avistado pela filha, de 18 anos, ainda na manhã do domingo.
“Ela viu que tinha alguma coisa estranha dentro da máquina e então me chamou. Quando cheguei, abri a tampa e me deparei com a cobra. Logo percebi que não se tratava de uma cobra pequena pela espessura. Fiquei muito assustada e liguei para os bombeiros e Polícia Ambiental”, relatou Shirley.
A dona de casa fez o primeiro chamado por volta das 11h35, quando recebeu instruções até a chegada do socorro. No entanto, até às 13h, ninguém havia chegado e então ela fez uma nova solicitação, que também não foi atendida.

Por volta das 21h30, Shirley resolveu pedir ajuda ao estudante de medicina veterinária João Paulo Ribeiro, que é amigo da família. O animal foi resgatado sem ferimentos e levado para o Ambulatório de Animais Silvestres e Exóticos (AASE), da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A jiboia mede 2,25 metros e pesa cerca de 8 kg. Apesar do tamanho assustar, ela não apresenta risco ao ser humano por não ser venenosa.
“Na região de Salvador é uma espécie comum. Ela não é venenosa e não oferece risco basicamente nenhum ao ser humano. Ela foi encontrada saudável e deve ser solta na natureza em breve”, explicou João Paulo.
O animal deve ser levado para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas ainda não há previsão de quando.

A Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) chegou a ser acionada para fazer a remoção do animal, mas não conseguiu atender o pedido ainda no domingo. As equipes só conseguiram chegar na residência na manhã da segunda-feira (6), mas a jiboia já tinha sido retirada.
Em nota, a Coppa informou que houve demora no atendimento devido ao número elevado de pedidos de resgate de animais silvestres no domingo, e que, mesmo com a intensidade de demandas, a unidade atende todos os chamados, ainda que não imediatamente.