Com vacinação contra pólio e sarampo abaixo da meta, BA prorroga campanha de imunização até 14 de setembro
A Bahia não conseguiu atingir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 95% do público-alvo contra a poliomielite e o sarampo e, por conta disso, a campanha de imunização foi prorrogada nos municípios com baixa cobertura até o dia 14 de setembro.
A informação foi divulgada nesta segunda-feira (3) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Conforme o órgão, até agora, a Bahia está com 84,54% de cobertura vacinal.
No domingo (2), um balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador apontou que somente 66% das crianças que deveriam ser vacinadas contra o sarampo e poliomielite receberam as doses na cidade, após o segundo “Dia D” da campanha, realizado no sábado (1º). Issto representa 89 mil crianças vacinadas de um total de 134 mil que compõem o público alvo.
A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começou no dia 6 de agosto, e apresentou baixa adesão em Salvador, desde o início.
No sábado, o Ministerio da Saúde informou que a média nacional de vacinação estava em 86%. Até então, somente os estados do Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco, Rondônia, Amapá e Sergipe haviam atingido a meta de imunização.
Até o dia 28 de agosto, foram confirmados 1.553 casos de sarampo no Brasil, enquanto 6.975 permanecem em investigação. O país enfrentou dois surtos da doença: no Amazonas, que já tem 1.211 casos confirmados e 6.905 em investigação, e em Roraima, onde houve cerca de 300 casos confirmados e 70 em investigação.
Foram identificados casos isolados e relacionados à importação em dois casos em São Paulo, Rondônia, Pernambuco e Pará, dezesseis no Rio Grande do Sul e mais dezoito no Rio de Janeiro. Ainda foram confirmadas sete mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima e três no Amazonas.
Fonte: G1.Bahia