Destaque

Confirmado: Estreia dia 26 o Programa “Show da tarde” na Rádio Astral FM

19/01/2015 - 09h38
Marcio e Breno

O rádio brasileiro tem perdido audiência nos últimos anos com o crescimento da internet e as opções e facilidades que hoje as pessoas encontram em poder se interagir através das redes sociais.

Em Teixeira de Freitas e Região não é diferente, as emissoras tradicionais têm perdido sistematicamente audiência nos últimos anos. Alguns fatores têm tirado à atenção e a preferência que os ouvintes tinham com os programas radiofônicos, a carência de profissionais de qualidade nas emissoras é outro fator que tem pesado na balança, a falta de capacidade e seriedade de alguns profissionais que continuam no rádio é um fator que prepondera, isso porque os empresários do rádio não querem mais investir em qualidade, principalmente no interior, qualquer cidadão que se diz radialista e que trabalha a troco de um simples patrocínio eles levam para o rádio, daí o descredito da comunicação radiofônica na cidade e região.

Em Teixeira, a falta de profissionalismo e determinação de alguns daqueles que estão no ar, seja apresentadores, locutores, noticiaristas, narradores, comentaristas etc. tem afugentado o ouvinte, que migrou para as dezenas de opções que se oferece hoje com a ampliação tecnológica, não se faz mais programação de rádio com profissionalismo, amor e qualidade como se fazia a 20/30 anos atrás, e esse também é um dos fatores que contribui evidentemente para a queda de audiência.

Hoje se fala muita abobrinha, como se diz na gíria, no rádio muitos debatem assuntos sem terem conhecimento e trazem notícias da internet que todo mundo já teve ciência, e esse tipo de programação cansa, afugenta o ouvinte, e os faz procurar uma série de opções.

O apresentador do rádio atualmente, claro, com exceções, pois não estou generalizando, não se empenha em buscar a informação como ela verdadeiramente deve ser buscada para suas programações, como nos anos atrás, de forma profissional e verdadeira, o apresentador de hoje prefere ler a notícia feita por outro na internet, ou lincar, através do telefone fixo, ou, agora, usando a tecnologia what app com outro radialista que ninguém sabe se tem ou não credibilidade, ou até com pessoas que nada têm haver com a informação correta, que lhe passa a notícia de forma aleatória, certa ou errada, como se tem visto atualmente no rádio teixeirense, inclusive em emissoras que antes eram consideradas grandes, através de apresentadores que se intitulam maiorais e que, na verdade, não é tudo aquilo que se apregoa, porque pararam no tempo ao invés de avançar.

Após o advento da internet, criada no Brasil em setembro de 1988, e a partir de 1995, quando começou a evolução propriamente dita com o avanço da tecnologia, foi que surgiu o grande adversário do rádio e também da TV, principalmente a partir de 1996, quando a internet decolou de vez.

Uma das provas de que a internet realmente havia decolado no Brasil veio no dia 14 de dezembro de 1996, quando Gilberto Gil fez o lançamento de sua música pela internet através da própria rede, cantando uma versão acústica da música ao vivo e conversando com internautas sobre sua relação com a internet.Marcio de Oliveira Ferreira 41 anos de idade, filho do Radialista Amadeu Ferreira apresentará a partir do dia 26 na sua volta ao Rádio após mais de 10 anos, o Progrma Show da tarde na Rádio Astral FM

Bem, mas voltando aqui a nossa cidade, em especial ao nosso assunto, que é a nova programação da pequena gigante rádio Astral FM 102,5, o que temos de mais importante para os ouvintes, e eu, particularmente, certeza, é que a emissora muito ganhará com a aquisição do radialista Márcio Ferreira, que a partir do dia 26 estará no ar com o programa “Show da tarde”, iniciando sempre às 13 horas.

Não há como comentar nada sobre a programação que Márcio Ferreira definiu ao ser entrevistado neste sábado, 17, às 11 horas, no programa Clube da Jovem Guarda de Edson Costa.

Márcio Ferreira, que terá o seu filho Breno Alves Ferreira como operador de áudio, divulgou que o programa que vai ao ar dia 26, às 13h, será dividido em vários blocos, a saber, o 1º, “Juntos e misturados”, terá as informações das principais novelas da TV, previsões astrológicas, músicas, pedidas pelo telefone e pela página do programa que será criada no Facebook, informações e curiosidades gerais, das 14h30 as 15h entra no ar o 2º bloco do programa que terá o título “Balcão de utilidades”. O bloco será, digamos, um portal de utilidade pública, para ser usado com qualquer tipo de utilidade pública, exemplo: compra e venda, doação, pedidos de apoio, documentos perdidos, animais ou pessoas desaparecidas, etc. “sem nenhuma vinculação com política”, disse Márcio.

A partir das 15 horas até às 15h15, aproximadamente, direto de Redação do Jornal Tribuna do Esporte, o ouvinte terá as últimas notícias do Esporte, prioritariamente local e regional, com Amadeu Ferreira, após o esporte, chega à vez do ouvinte interagir diretamente com o programa. Ele vai continuar ligando, conversando com o apresentador, dando seu recado e pedindo a sua música por telefone. O quadro chama-se “A música do ouvinte”, qualquer gênero musical será tocado, com exceção a músicas que tenha duplo sentido, afirmou Márcio Ferreira. “Você está convidado para ligar e ouvir, a expectativa fica por minha conta, por nossa conta”.

Uma afirmação eu faço categoricamente: a queda da qualidade das programações das tradicionais emissoras de rádio de forma geral proporcionou, certamente, o aumento da proliferação de rádios comunitárias e pequenas emissoras que, na verdade, são elas que dão e oferecem aos ouvintes seguidores de uma boa programação de rádio opções de se ouvir o verdadeiro rádio que vem fazendo falta na região.

Não estou generalizando, mas os bons profissionais do rádio regional estão em extinção.  As pequenas emissoras, e isso não só eu apenas digo, é o povo que fala, até mesmo aquelas não regulamentadas, tiraram grande fatia do público das grandes rádios, e hoje a audiência é pequena e nivelada entre todas, nenhuma delas dentro do perímetro urbano pode se gabar que é líder de audiência, salvo alguns programas chaves de horários determinados e que abordam assuntos exclusivos.

Da Redação do Jornal Tribuna do Esporte.

Amadeu Ferreira


Deixe seu comentário