Culto evangélico em gratidão a Deus marca início dos trabalhos do Juiz Humberto Marçal como novo titular da Vara Criminal de Teixeira de Freitas
Um culto evangélico realizado pela Igreja Cristã Maranata na noite de sexta-feira, 25 de abril, marcou o início dos trabalhos do novo juiz da vara crime de Teixeira de Freitas, o pastor Antônio Fantin, um dos líderes da Igreja Maranata em Teixeira de Freitas, foi o responsável pela condução do culto, que contou com a participação da banda da igreja e presença de diversos advogados, além dos juízes Argenildo Fernandes, Roney Moreira e Marcus Aurélius e dos promotores José Dutra e Graziela Junqueira.
Esteve presente também o advogado Alberto Barbosa Rocha, que é presidente da subseção OAB de Teixeira de Freitas; o comandante do 13º BPM, tenente-coronel Paulo Silveira; o diretor do presídio tenente-coronel Osíris Cardoso; o delegado-coordenador da 8ª Coorpin, Marcus Vinícius, diversos vereadores e a família do juiz Humberto Marçal, que foi prestigiá-lo.
O momento mais marcante do culto foi quando o juiz Humberto Marçal, durante sua fala, fez questão de lembrar cada um que passou por sua vida, desde seus avôs, até suas filhas, agradecendo o carinho que cada um teve com ele; para encerrar sua fala, ele pediu que todos louvassem a Deus com um hino.
O juiz Humberto Marçal já havia sido empossado na titularidade da Vara Crime desde a terça-feira, 15 de abril, no entanto, disse ao juiz diretor do fórum, Argenildo Fernandes, que só despacharia como juiz após a realização de um culto de gratidão a Deus.
Teixeira de Freitas fica agora com suas quatro varas ocupadas. A 1ª Vara Cível, o titular é o juiz Marcos Aurélius Sampaio. A 2ª Vara Cível, o titular é o juiz Roney Moreira. A Vara de Execuções Penais, o titular é o juiz Argenildo Fernandes. E a Vara Criminal, o novo titular é o juiz Humberto Marçal. A cerimônia foi marcada por um momento religioso e o juiz Humberto Marçal agradeceu a presença de todos e se disse gratificado com a oportunidade de se tornar titular da comarca de Teixeira de Freitas e defendeu os princípios do Estado Social, quais sejam igualdade material, justiça social e acesso à justiça, devendo o magistrado, como representante do Judiciário e pessoa responsável pelo dever de julgar, a capacidade de compreender a realidade e assumir seu papel na busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
Quem é o juiz Humberto Marçal?
O novo juiz da Vara Criminal da comarca de Teixeira de Freitas, Humberto José Marçal, tem 45 anos e é natural da cidade de Conselheiro Pena, na mesorregião do Vale do Rio Doce, ao leste do Estado de Minas Gerais. Começou sua carreira jurídica aos 18 anos, quando se tornou escrivão do cartório civil da comarca de Galiléia/MG.
Formou-se em direito no ano de 1989, pela Faculdade de direito da FADIVALE – Faculdade de direito do Vale do Rio Doce. É pós-graduado em direito público e mestre em direito de estado e cidadania, também pela FADIVALE – Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, em Governador Valadares/MG. É ainda professor do curso de direito da Fasb e dos cursos de pós-graduação em direito da FADIVALE.