Família pede ajuda para criança de 1 ano e meio e 25kg
O garoto Ítalo Santos Jesus, de 1 ano e meio, nasceu na Unidade Materno Infantil (UMMI) de Teixeira de Freitas e durante o parto, segundo a mãe Liliane Santos Lima, já teve complicações, quando apresentara hipoglicemia, tendo sofrido duas paradas cardíacas. Hipoglicemia é a falta de energia no cérebro causada pela baixa concentração de açúcar no sangue e na fase neonatal acontece nas primeiras 72 horas após o nascimento do bebê.
Ainda não se sabe ao certo se esse problema vem contribuindo para o ganho de peso rápido de Ítalo, que mora com os pais na Comunidade da Palhinha, que fica às margens da rodovia BA-290, zona rural de Teixeira de Freitas.
Além do peso de 25 quilos para uma criança de apenas 18 meses de idade, a mãe Liliane Santos Lima, que já não consegue transportar por muito tempo o filho no colo, assegura que o garoto não tem acompanhamento médico especializado e com a obesidade a criança está com dificuldade para andar, falar e sequer consegue virar-se na cama.
A mãe disse à reportagem que tem se dedicado totalmente ao filho e relata que está com dificuldade para comprar as fraldas que são geriátricas. “Tenho contado com doações de amigos”, assegura. O pequeno Ítalo também está precisando de uma cadeira de rodas especial, pois as tarefas simples, como o banho, vira um sacrifício para a mãe, especialmente pela dificuldade do bebê de ficar em pé ou sentar-se na banheira.
Na terça, dia 15 de julho os pais de Ítalo procuraram os meios de comunicação de Teixeira de Freitas, já que estão temendo pela saúde do filho e pediram ajuda. Os país do garoto também alegam que não possuem recursos financeiros para comprar o leite e outros cardápios mais indicados para bebês com obesidade. Quem puder ajudar pode entrar em contato com a própria mãe, através do telefone (73) 9936-4159.
Por Ronildo Brito