Fibria adquire 21 novas máquinas de colheita florestal e renova 30% da frota
A Fibria está renovando parte de sua frota de máquinas utilizadas na atividade de colheita florestal no Espírito Santo e na Bahia. Em um investimento de R$ 14,2 milhões, estão sendo substituídos 21 equipamentos, sendo 17 escavadeiras e 4forwarders (trator florestal), o que equivale a quase 30% da frota que opera nos plantios florestais da empresa nos dois estados.
Adquiridos da Komatsu, os novos equipamentos dispõem de melhorias como cabines mais espaçosas e cinto de segurança modelo quatro pontos, além de mais conforto ergonômico para os operadores.
As máquinas também contam com uma nova motorização eletrônica, que resulta em menores emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), gerando menor impacto ambiental.
Os tratores florestais, usados para empilhar a madeira proveniente das florestas de eucalipto plantadas pela empresa e prepará-las para o transporte, terão maior capacidade de baldeio (carregamento e descarregamento da madeira) que as máquinas atuais. Das 21 máquinas adquiridas, 16 já estão em operação e o restante chegará ainda no mês de maio.
“Os novos equipamentos aliam maior eficiência operacional e ambiental com mais conforto para os operadores”, observa Jairo Dal’Col, gerente de Colheita e Poupança Florestal da Fibria no Espírito Santo e Bahia.