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Fibria é eleita a melhor empresa na Gestão de Cadeia Produtiva pelo anuário As Melhores da Dinheiro Rural

12/12/2014 - 14h34

São Paulo, 11 de dezembro de 2014 – A Fibria, empresa de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, foi eleita a melhor empresa na Gestão de Cadeia Produtiva pelo anuário As Melhores da Dinheiro Rural 2014. A festa de premiação ocorreu ontem, em São Paulo, com a presença do diretor de Sustentabilidade e Relações Corporativas da companhia, Carlos Alberto Roxo. “Esse prêmio é mais um reconhecimento à ação da Fibria na gestão, engajamento e relacionamento com seus parceiros e fornecedores. O sucesso é conjunto, fruto do trabalho de muitos”, disse Roxo.

A Fibria conta atualmente com cerca de 8 mil fornecedores ativos e cadastrados, os quais procura engajar nas melhores práticas socioambientais, tendo em vista o uso responsável dos recursos naturais e o respeito aos direitos do trabalhador.  Entre as iniciativas que levaram à conquista do prêmio está o Programa Poupança Florestal, por meio do qual a Fibria oferece financiamentos ao produtor rural em troca de garantia de fornecimento de madeira. Essa modalidade de fomento florestal é um importante indutor de desenvolvimento regional, além de promover a ocupação planejada das áreas vizinhas às operações da Fibria e de respeitar as culturas locais.

O ranking desenvolvido pelo anuário As Melhores da Dinheiro Rural, publicado pela Editora Três, prestigia as empresas de destaque na agricultura e na pecuária brasileira. O prêmio avalia dados financeiros e informações gerenciais de mais de 500 empresas que englobam todos os segmentos do campo. A metodologia foi desenvolvida pela Dinheiro Rural e pelo Instituto Universal de Marketing em Agribusiness (I-UMA), em parceria com o Conselho Científico da Agricultura Sustentável (CCAS). Também participa do projeto a Boa Vista Serviços, empresa de informações financeiras.

Sobre a FibriaFibria

Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-venture com a Stora Enso.

Com ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e na Bolsa de Nova York (NYSE), a Fibria registrou receita líquida de R$ 1,75 bilhão no terceiro trimestre de 2014 e de R$ 5,08 bilhões no acumulado dos primeiros nove meses deste ano. Entre julho e setembro, as vendas de celulose da companhia somaram 1,4 milhão de toneladas, volume recorde para um terceiro trimestre. O período também foi marcado pela menor dívida líquida da história da Fibria, de US$ 2,98 bilhões no fim de setembro, ficando pela primeira vez abaixo da marca de US$ 3 bilhões.

Sustentabilidade

O comprometimento com o uso eficiente dos recursos naturais e o engajamento social está intrinsicamente ligado à estratégia da Fibria, que nasceu com a missão de desenvolver o negócio florestal renovável como fonte sustentável de vida e produzir riqueza econômica de forma responsável, compartilhada e inclusiva. Por entender que o desenvolvimento de suas atividades depende tanto dos aspectos econômicos e financeiros como dos socioambientais, a Fibria atua em sintonia com a sociedade em cada fase de sua cadeia produtiva, mitigando os impactos de sua atuação e promovendo a inclusão social das comunidades vizinhas. Para apoiar e orientar suas ações nesta frente, a companhia conta com um Comitê de Sustentabilidade, coordenado pelo presidente do Conselho de Administração da Fibria e composto por cinco membros externos independentes, além de três diretores da companhia. O Comitê tem explorado tendências na área de sustentabilidade que podem ter impactos na estratégia da companhia, atuando em duas frentes: mudanças climáticas e valoração dos serviços ecossistêmicos.

O alinhamento entre maximização de valor, respeito a questões socioambientais e foco no crescimento com disciplina rendeu à Fibria diversos reconhecimentos pela imprensa brasileira. A companhia foi eleita a empresa mais sustentável do ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade 2014, além de ter sido apontada como a melhor empresa do setor de celulose e papel no anuário Época Negócios 360° (neste caso, pelo segundo ano consecutivo) e pelo prêmio As Melhores da Dinheiro. Em 2013, foi eleita a campeã do setor de celulose e papel e a “empresa de Valor” pelo Valor 1000, anuário do jornal Valor Econômico.

No mercado internacional, a Fibria foi, em 2013, a única empresa brasileira selecionada pela RobecoSAM, avaliadora do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), para compor uma publicação que reúne dez companhias que estão à frente de suas indústrias em questões ambientais, sociais e de governança. Voltada a investidores que consideram aspectos de sustentabilidade em suas decisões de alocação, a revista “The 10 Game Changers – Changing the industry through sustainability” reúne empresas de países como Suíça, Holanda, Estados Unidos, Filipinas e Austrália. O destaque da Fibria deveu-se ao seu amplo comprometimento com o uso eficiente dos recursos naturais, P&D e engajamento social.

A Fibria integra, pelo segundo ano consecutivo, a carteira 2014-2015 do índice DJSI World e de Mercados Emergentes (DJSI Emerging Markets), a principal referência do mercado de capitais em índice mundial de sustentabilidade entre as empresas de capital aberto. Além disso, na bolsa brasileira, os papéis da companhia fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial. A Fibria tem todas as suas unidades certificadas pelo Forest Stewardship Council® (FSC®) e pelo Cerflor/ Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC).


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