Fibria é eleita pela quarta vez consecutiva como a melhor empresa de Papel e Celulose do Anuário Época Negócios 360º
A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, foi eleita a melhor companhia do setor de Papel e Celulose na edição de 2016 do anuário Época Negócios 360º. O prêmio foi entregue pela revista da Editora Globo na segunda-feira (1/08), em cerimônia no Jockey Clube de São Paulo com a presença de diversas empresas e autoridades.
Guilherme Cavalcanti, diretor executivo de Finanças e Relações com Investidores da Fibria, subiu ao palco para receber a premiação e lembrou que esta é a quarta vez consecutiva que a Fibria ganha o prêmio setorial.
O anuário da revista Época Negócios faz uma avaliação completa e multidisciplinar das companhias, fruto de parceria técnica com a Fundação Dom Cabral – que participa da formulação da metodologia, faz a pesquisa de campo e o processamento final das informações –, colaboração da Economática para dados e rankings de companhias abertas (com ações listadas na Bolsa de Valores), da Boa Vista Serviços, na pesquisa de balanços, e da Aberje, na área de comunicação corporativa. A análise leva em conta práticas em seis dimensões da gestão: Desempenho Financeiro, Governança Corporativa, Capacidade de Inovar, Responsabilidade Socioambiental, Visão de Futuro e Práticas de RH.
Para o presidente da Fibria, Marcelo Castelli, a premiação da Época Negócios 360º tem relevância especial por avaliar as empresas por diversas dimensões, desde a financeira até a social. “Essa visão mais ampla do prêmio é aderente ao conceito de valor compartilhado que está no nosso modelo de negócio e leva em conta valores muito importantes para nós, como responsabilidade socioambiental e inovação”, disse Castelli.
Durante a cerimônia, Cavalcanti comemorou a conquista desse reconhecimento no ano em que teve início as obras do projeto Horizonte 2, que trata da expansão da unidade de Três Lagoas (MS). “Esse prêmio é mais um coroamento pelo bom trabalho que realizamos em 2015, ano em que iniciamos as obras do projeto de expansão da unidade da Fibria no Mato Grosso do Sul, que consolidará ainda mais a nossa liderança no mercado global de celulose de eucalipto”, afirma.
Em julho, a Fibria conquistou o Prêmio Broadcast Empresas 2016, que chega este ano à sua 16ª edição, na categoria especial de Sustentabilidade. A empresa foi escolhida entre as companhias abertas que compõe o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa referente ao ano de 2015, em ranking da Agência Estado elaborado em parceria com a Economática.
Sobre a Fibria
Líder mundial na produção de celulose de eucalipto, a Fibria é uma empresa que procura atender, de forma sustentável, à crescente demanda global por produtos oriundos da floresta. Com capacidade produtiva de 5,3 milhões de toneladas anuais de celulose, a companhia conta com unidades industriais localizadas em Aracruz (ES), Jacareí (SP) e Três Lagoas (MS), além de Eunápolis (BA), onde mantém a Veracel em joint-operation com a Stora Enso. A companhia possui 969 mil hectares de florestas, sendo 568 mil hectares de florestas plantadas, 338 mil hectares de áreas de preservação e de conservação ambiental e 63 mil hectares destinados a outros usos. A celulose produzida pela Fibria é exportada para mais de 40 países. Em maio de 2015, a Fibria anunciou a expansão da unidade de Três Lagoas, que terá uma nova linha com capacidade produtiva de 1,95 milhão de toneladas de celulose por ano, e entra em operação no quarto trimestre de 2017.
Com ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR nível III na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), a Fibria tem 29,42% de sua composição acionária detida pela Votorantim Industrial S.A., 29,08% pela BNDESPAR e 41,50% de free-float no mercado financeiro. Mais informações em www.fibria.com.br
Por: Alessandra Fornazier