Destaque

Fibria vence Prêmio Broadcast Empresas na categoria Sustentabilidade

07/07/2016 - 18h53

fibria

A Fibria, empresa brasileira de base florestal e líder mundial na produção de celulose de eucalipto, conquistou o Prêmio Broadcast Empresas 2016 na categoria especial Sustentabilidade.

O prêmio, que este ano chega à sua 16ª edição, é elaborado com base em ranking da Agência Estado, em parceria com a consultoria de informações financeiras Economática.

“É com muita satisfação que recebemos o Prêmio Broadcast Empresas na categoria Sustentabilidade. Isso mostra que o nosso caminho pela sustentabilidade como princípio de negócio é visto e reconhecido pelos agentes do mercado. Essa é mais uma prova de que dá para ser sustentável e também dar lucro. Como uma empresa que lidera um setor, a Fibria tem de se desafiar e gerar valor para a sociedade”, afirma Marcelo Castelli, presidente da Fibria.

“Por entender que o desenvolvimento de suas atividades depende tanto dos aspectos econômicos e financeiros como dos socioambientais, a Fibria atua em sintonia com a sociedade em cada fase de sua cadeia produtiva, mitigando os impactos de sua atuação e promovendo a inclusão social das comunidades vizinhas. Ficamos felizes e honrados com esse reconhecimento à nossa atuação”, explica Maria Luiza de Oliveira Pinto e Paiva, diretora de Sustentabilidade, Relações Corporativas e Comunicação da Fibria.

No ranking geral do Prêmio, que considerou 184 empresas com ações negociadas na BM&FBovespa, a Fibria ficou na quarta posição, resultado que coroou o desempenho em 2015, ano que representou a virada da gestão da companhia.

“Fizemos bem o nosso dever de casa e agora estamos colhendo os frutos. Saímos de um passado de endividamento para uma equalização dos débitos, captura de sinergias, redução de custos, competitividade, expansão, conquista do grau de investimento, geração de valor e retorno aos acionistas”, diz Castelli.

Sustentabilidade

O alinhamento entre geração de valor compartilhado, respeito a questões socioambientais e foco no crescimento com disciplina rendeu à Fibria diversos reconhecimentos no país e no mundo.

No mercado internacional, a Fibria foi, em 2013, a única empresa brasileira selecionada pela RobecoSAM, avaliadora do DJSI (Índice Dow Jones de Sustentabilidade), para compor uma publicação que reúne dez companhias que estão à frente de suas indústrias em questões ambientais, sociais e de governança.

Voltada a investidores que consideram aspectos de sustentabilidade em suas decisões de alocação, a revista “The 10 Game Changers – Changing the industry through sustainability” reúne empresas de países como Suíça, Holanda, Estados Unidos, Filipinas e Austrália.

O destaque da Fibria deveu-se ao seu amplo comprometimento com o uso eficiente dos recursos naturais, P&D e engajamento social.

Em 2015, a Fibria foi escolhida como empresa criadora de tendências para o desenvolvimento sustentável (Sustainable Standard-Setter Award) pela Rainforest Alliance, ONG que trabalha para conservar a biodiversidade, garantir meios de subsistência sustentáveis, transformando as práticas de uso da terra, e é uma das fundadoras do FSC® (Forest Stewardship Council®), um dos mais relevantes selos de certificação de produtos florestais do mundo.

A Fibria integra a carteira 2015-2016 do índice DJSI de Mercados Emergentes (DJSI Emerging Markets), a principal referência do mercado de capitais em índice mundial de sustentabilidade entre as empresas de capital aberto.

Além disso, na bolsa brasileira, os papéis da companhia fazem parte do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial.

A Fibria tem todas as suas unidades certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council®) e pelo Cerflor/PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification) – cada um desses sistemas possui seus próprios princípios e critérios.


Deixe seu comentário