Idosos reclamam do atendimento da Viação Santa Clara
Usar o transporte coletivo em Teixeira de Freitas tem se tornado um momento constrangedor e desafiador para os idosos, tudo por causa da falta de respeito que eles sofrem por parte de alguns motoristas da empresa de ônibus Santa Clara, que por sinal, é a única empresa de ônibus no município há mais de 20 anos.
Nosso repórter Thiago Ramos, flagrou idosos que embarcaram no ônibus da empresa Santa Clara e tiveram que fazer o percurso do seu destino em pé, enquanto outra pessoa que tem condições de ficar em pé estava sentada no lugar do idoso.
“Deve ser por que a gente não paga passagem, e demoramos muito para subir nos ônibus”, disse o Sr. Antônio da Silva, de 68 anos.
[jwplayer config=”Video Paginas” mediaid=”2062″]
“A Lei precisa ser cumprida, mas de quem vamos cobrar isso? Cadê nossos representantes? É humilhante o que alguns motoristas fazem conosco, não estamos pedindo esmolas, apenas usufruindo de um direito legal nosso”, disse a Sra. Maria José, de 61 anos.
São mais de 20 anos de monopólio da Santa Clara no transporte coletivo do município de Teixeira de Freitas, e cada dia que passa a empresa presta um serviço ainda mais precário a Teixeira de Freitas, com ônibus abaixo do padrão, motoristas que não passam por reciclagem, e que não respeita os demais usuários do transito agindo como se a pista fosse só para eles, deixando os outros usuários do transito em situação complicada, para não se envolver em acidentes com os ônibus da Santa Clara, e levar a pior.
O artigo 39 do Estatuto do Idoso prevê isenção de tarifa no transporte coletivo para pessoas acima de 65 anos. O inciso 3º deste artigo descreve que, no caso de pessoas com idade entre 60 e 65 anos, “ficará a critério da legislação local dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte.
Por Thiago Ramos e Edvaldo Alves/liberdadenews