Destaque

Mais de 100 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposição de Teixeira para os festejos juninos – confira os números

05/07/2018 - 09h11

Mais de 100 mil de pessoas passaram pelo Parque de Exposição Temóteo Alves de Brito  durante a Festa Junina. Ao longo dos 9 dias de evento, o público contou com barracas de comidas típicas e de bebidas, shows de repercussão nacional, bandas regionais e manifestações culturais pelas escolas e comunidades teixeirenses e até parque de diversão.

O evento foi inicialmente criticado por alguns, mas se curvaram a evidencia dos fatos, aqueceu o comércio economicamente e aclimatou turistas. A princípio, quem inicialmente exibiu resistência à iniciativa da prefeitura recuou, pois o resultado foi muito bem recebido pelos empresários, do ponto de vista econômico e pelo povo devido ao lazer proporcionado.

Os microempreendedores da cidade fizeram um balanço positivo e comemoram o sucesso nas vendas. O ponto de discordância está na quantidade de dias em que a festa deve ser realizada. Entre os comerciantes impera a sensação de que uma festa mais curta e com atrações mais relevantes possa atrair mais pessoas de outras localidades e até de outros estados, aumentando o fluxo turístico.

Estimativa:

De acordo com estimativa da Polícia Militar, cerca de 107 mil pessoas participaram dos festejos, sendo que, 75% desse montante compareceu especificamente para as manifestações religiosas e  Shows de Cantores famosos. No sábado (dia 23) no show do Pe Alessandro Campos foi registrado um público de  20 mil pessoas; na quinta-feira, (dia 28) no show de Solange Almeida aproximadamente 30 mil pessoas estiveram no local e na Sexta-feira (dia 29) no Show de Amado Batista mais 30 mil pessoas compareceram à festa. Os outros 25% de público estimado se diluiu nos dias em que as atrações tinham pouca repercussão na mídia e também porque foi durante a semana.

Aumento nas vendas em vários setores:

O reflexo sobre o comercio local, de acordo com da diretoria de turismo do município, foi animador. As empresas de venda de calçados registou um aumento de 100% nas vendas em relação aos dados apurados no ano passado, nessa mesma época. O comércio de roupas também apresentou aumento significativo nas vendas, porém em menor proporção que o ramo de calçados. Essa tendência se estendeu para os ramos de alimentação, salão de beleza, hospedagem, taxistas, moto-taxistas e postos de combustíveis.

Hoteis, restaurantes, lanchonetes…

No setor de alimentação, o restaurante Quality Sul contabilizou um aumento de 100% nas vendas. As lanchonetes Cantinho da Kátia e Reds Lanches também apresentaram bom índice com um aumento de 40 e 60% respectivamente.

Dos hotéis pesquisados os hotéis Àguia, Milla, Skala e Metrópole acompanharam a tendência e registraram taxa de ocupação de 100% na lotação.

733 policiais militares, além de guardas municipais, bombeiros…

De acordo com estimativa da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, a segurança no circuito da festa foi muito tranquila. Durante os 9 dias trabalharam 733 policiais  militares;  270 guardas municipais; 36 brigadistas civis; 09 componentes da defesa civil, 73 bombeiros militares e 57 seguranças,  estiveram atuando, dentro e fora do perímetro visando a segurança dos cidadãos. Graças a essa estrutura de segurança apenas 11 ocorrências foram registradas. Cinco das ocorrências foram por briga; duas por lesão corporal; uma por desacato, outra por porte de arma, uma por pertubação da ordem e um registro de assedio sexual. Se diluirmos pelos 9 dias de festejos deu uma média de 1,2 ocorrência por dia de festejo, o que segundo o Secretário de Segurança, Capitão Álvaro é uma taxa muito baixa para eventos com essa quantidade de público.

O evento de São João em Teixeira já consta no calendário de eventos, juntamente com o luzes de Natal e o Festival Gastronômico. Segundo o Secretário de Desenvolvimento Flávio Guimarães outros eventos irão entrar no calendário anual, como a exposição agro-pecuária, e também os eventos gospel e esportivos. Seguindo a vocação que Teixeira tem para o turismo de eventos e de negócios que ajudam movimentar a economia da cidade e tornar Teixeira mais conhecida no cenário nacional e consequentemente com isso atrai os empresários externos a investir no setor do comércio, industria e serviços e até mesmo no agronegócio que hoje é o carro chefe da nossa economia. Segundo o Secretário de Desenvolvimento, Flávio Guimarães, a crise que o país atravessa hoje, em Teixeira ela tem sido minimizada devido a diversidade da nossa economia, principalmente no agronegócio diversificado que é o que tem salvado o País. Afirmou Guimarães.

Fonte: Foconopoder


Deixe seu comentário