Destaque

Mariposas invadem Teixeira e causam incômodo aos moradores

19/09/2017 - 10h19

Há cerca de duas semanas, as mariposas invadiram diversos pontos da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, e têm incomodado moradores. Apesar de não causar danos à saúde, os insetos infestaram locais de convivência e acabam atrapalhando a vida de muita gente.

O campus da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) é um dos locais infestados pelas mariposas, principalmente próximo aos refletores, já que elas são atraídas pela luz. Os insetos também estão em palmeiras e na grama, dando mais trabalho para quem cuida da limpeza. “Tem bastante e, a cada dia que passa, surge mais”, reclama o estudante Davi Lima.

Os animais também invadiram uma arena de esportes particular da cidade e deixaram os treinos mais difíceis. “Apareceu uma, duas, e quando menos percebeu, estava alastrado. É um incômodo chato trabalhar assim”, conta o educador físico Naldo Gois.

O coordenador do Programa Fitossanitário de Controle da Lagarta Parda da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), Paulo Andrade, diz que as mariposas podem ter aparecido porque algum produtor rural deixou de fazer o combate da praga. “Temos muitas lavouras e, provavelmente, foi algum foco não identificado que se multiplicou”, explica.

Ele afirma que o inseto geralmente não causa reações à saude das pessoas. “As escamas podem manifestar alguma coceira, mas em geral, não é uma espécie para causar alergia”, justifica.

Fonte: G1.Bahia


Deixe seu comentário