Pacientes hipertensos e diabéticos recebem orientações para uma vida melhor
A tarde desta terça-feira (11) foi diferenciada para muitos hipertensos e diabéticos de Ibirapuã. É que o enfermeiro Luiz Carlos Monfardine Júnior e os agentes de saúde resolveram reunir um grupo desses pacientes e ter uma conversa mais íntima. No salão da secretaria de Ação Social homens, mulheres, idosos e jovens puderam esclarecer suas dúvidas, fazerem descobertas e ainda se sentirem acolhidos pelos profissionais de saúde do município.
Maria Ilda de Oliveira, tem 64 anos e sofre das duas doenças abordadas, para ela participar do encontro foi um alívio. “Tenho muita restrição na alimentação e na maneira de viver por causa da diabetes e da hipertensão, com essas orientações de hoje aprendi que não é apenas o açúcar e o sal que fazem mal, muitos outros alimentos também, mas se a gente evitar comer eles fica mais difícil passar mal”, conta.
Além da alimentação, temas como exercícios físicos e organização com os medicamentos também foram abordados. Lorena de Souza tem apenas 21 anos, e é hipertensa, e com o encontro descobriu que pode ter uma vida melhor se acompanhar de perto o problema.
“Reunimos esses pacientes para ouvir suas necessidades e levar algumas informações que com a mudança de simples hábitos podem garantir uma qualidade de vida melhor. O mesmo será feito com gestantes e pacientes de outras doenças, queremos ficar mais perto da população, conhecer as pessoas melhor e deixar claro para elas que o sistema de saúde do município está a disposição do povo,” afirma o enfermeiro Júnior.