Destaque

Parto: veja o que acontece quando o bebê mostra primeiro o rosto

22/11/2017 - 18h06

A situação é rara, mas não impossível. O registro é da fotógrafa e doula canadense Samantha Garcia Gagnon, que acompanhava o parto

Talvez um dos momentos mais esperados do parto seja a coroação, quando o topo da cabeça aparece. Mas, pode acontecer de o bebê mostrar primeiro o rosto. É o que se chama de apresentação de face. É um evento raro: a incidência varia de um a cada 600 ou 800 nascimentos, mas acontece.

A foto acima foi tirada pela fotógrafa de partos e doula Samantha Garcia Gagnon, do Canadá. Ela criou o projeto The Maya’s Nest Birth Services, que tem uma página no Facebook, onde a foto foi postada. A repercussão foi enorme. “Tive a enorme honra (e felicidade) de poder testemunhar, e capturar, essa raríssima apresentação de face (foi a primeira que eu vi)”, escreveu Samantha.

A ginecologista e obstetra Heloisa Ferreira Brudniewski, de São Paulo (SP), já presenciou um parto assim e explica que é raro justamente porque é difícil que o bebê consiga passar nesta posição. “Quando o bebê está passando pela bacia óssea, vai acomodando os menores ângulos da cabeça, ajustando-se para poder sair. Ele desce olhando para o lado e, ao passar pelo canal de parto, olha para baixo. Assim, ajusta o diâmetro da cabeça com a bacia”, explica. Quando isso não acontece, o bebê normalmente nem consegue passar pelo canal, justamente porque o diâmetro da cabeça virada para o lado é bem maior que o espaço na bacia.

Mas, às vezes, acontece do bebê conseguir e o resultado é uma imagem como essa. De acordo com Heloisa, quando os médicos percebem, pelo exame de toque, que o bebê vai sair primeiro com a face, ou seja, não virou a cabeça, não insistem no parto normal. “É dolorido para a mãe, estressante para o bebê e muitas vezes a cabeça não passa”, explica.


Deixe seu comentário