Polícia Civil através da equipe da DEAM realizam palestra na comunidade Quilombola Volta Miúda, no dia “D’elas”; em conscientização contra violência doméstica
Nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, o Departamento de Polícia do Interior – DEPIN realizou atividades em todas as cidades do Estado que tem Delegacias Especializadas ao Atendimento às Mulheres – DEAM, bem como, nas delegacias territoriais que constituíram Núcleos de Equipes Especializadas ao Atendimento às Mulheres, ações voltadas para o registro dos 21 dias em “Ativismo Contra a Violência Doméstica” denominada o “Dia D’elas”. A DEAM de Teixeira de Freitas, através da delegada titular, Dra. Kátia Cielber Guimarães, e da delegada adjunta, Dra. Viviane Scofield Amaral, com apoio dos investigadores Natan e Luzinon, realizaram palestra na comunidade Quilombola Volta Miúda, no município de Caravelas – BA, que fica na divisa territorial com o município de Teixeira de Freitas.
A equipe da DEAM foi recebida pela líder comunitária, a Senhora Maria Fia, juntamente com os moradores da comunidade, na Escola Municipal Dr. Sócrates Ramos, onde a equipe foi recepcionada por um grupo de alunos (crianças quilombolas) com música em homenagem a visita na comunidade. Foi na referida Escola que aconteceu uma palestra e uma roda de conversa, onde foi falado sob o Ativismo contra a Violência Doméstica em todos os sentidos, sendo físico, psicológico, e ações de humilhações, que nos dias de hoje, são inadmissíveis no convívio conjugal, familiar ou social.
A equipe da DEAM/Teixeira ficou muito feliz pelo convite, que permitiram irem até uma comunidade Quilombola, levar ao conhecimento das mulheres, e de todos da referida comunidade, entre adultos e crianças, devido à importância do conhecimento dos direitos, Leis, e consequências de atos que venha ser de qualquer natureza no contexto de agressão doméstica. A Coordenadora da 8ª COORPIN, Dra. Valéria Chaves, destacou que ações como essas são de fundamental importância, pois levar a informação até as pessoas de comunidade como essa, que fica distante da área urbana, no qual, o conhecimento dos direitos das pessoas, neste caso, das mulheres, possa ser repassado de forma que essas pessoas possam obter o conhecimento e exercê-lo, se necessário for ao combate à violência doméstica.
As delegadas da DEAM, Dra. Kátia Guimarães, e Viviane Scofield, aproveitaram para convidar a todas as mulheres, bem como, a toda comunidade para a caminhada que irá acontecer na próxima sexta-feira (25), às 8h00 da manhã, em “Defesa da Mulhere Contra a violência e o Feminicidio”, em Teixeira de Freitas, que saíra da Praça da Prefeitura, percorrendo as principais Avenidas e Ruas da área Central da cidade. Uma Ação realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDDIM, no qual, a DEAM participa com uma cadeira deliberativa, e com apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Assistência Social.