Postes desabam em área de risco e causam pânico em Itamaraju
Dois postes de energia elétrica instalados recentemente na rua Joana Angélica, centro de Itamaraju, desabaram na quarta-feira (17), em virtude à forte chuva, no início da tarde. O acidente causou pânico e revolta nos moradores, que fizeram críticas à forma como está sendo feita à a troca de postes nas imediações pela Coelba, através da prestadora de serviços Engelmig.
Um dos postes, de alta tensão, foi implantado na margem de uma valeta, na parte baixa e precária da rua, que ficou alagada. “Eles colocaram o poste numa área de risco”, disse a dona de casa Aline Santana. Com o impacto da queda do poste, o medidor de energia de sua casa foi arrancado e um notebook foi arremessado conta a parede, ficando completamente destruído.
O transformador e a fiação do poste pegaram fogo, gerando apreensão entre os moradores, que ficaram sem energia elétrica até o final da tarde. “Foi um terror, parecia até guerra”, relatou Juarez Silva, que fez registro do episódio, através de imagens.
“Foi um terrível fogaréu, que deixou todos assombrados”, completou Edinalva Souza Silva, residente na Travessa Boa Nova, visinha à Joana Angélica e que também ficou sem iluminação.
Um outro poste também desabou próximo à casa de Aline Santana, que segundo ela, foi arrastado pelos fios do poste anterior. “Por sorte, ninguém estava por perto, o que evitou uma tragédia maior”, ressaltou a dona de casa, que informou ter recorrido à Justiça, a fim de que a empresa arque com os prejuízos.
Os postes foram recolhidos no final da tarde pela Engelmig que, através de um dos chefes de turma das equipes responsáveis pela troca de postes, informou que a rede de distribuição de energia elétrica será transferida para o lado oposto da rua.
Por Domingos Oliveira – Site Coluna Sul
Fotos: Carlos Figueiredo