Prefeitura de Ibirapuã desinfeta principais ruas da cidade em prevenção ao coronavírus
Com o objetivo de limpar o chão dos principais acessos de grandes fluxos de pessoas, diminuindo a chance de contaminação do coronavírus, a Prefeitura Municipal de Ibirapuã utilizou um pulverizador com desinfetante hospitalar pelas principais ruas da cidade no final da tarde desta terça-feira, 26 de maio.
A ação contemplou locais como: a rua Dr. José André da cruz, o Mercado Municipal, todas as praças públicas, todas as unidades de saúde, todos os órgãos públicos, principais ruas do centro e dos bairros Toni Pinto e Nova Brasília.
O prefeito, Calixto Antônio Ribeiro, destacou a importância da iniciativa.
“Estamos em guerra contra o coronavírus, precisamos lutar com todas as nossas armas, porque infelizmente não existe uma ação única capaz de impedir que o vírus se propague na nossa cidade. Por isso, não estamos medindo esforços para combater a doença. Mas tudo será em vão se a população não fizer a sua parte. Estamos liderando ações coletivas, mas cada um também precisa adotar as medidas de prevenção na sua casa. Se individualmente tomarmos os devidos cuidados, automaticamente estamos contribuindo para a prevenção de todos”, frisou.
Além da desinfecção de ruas, a Prefeitura de Ibirapuã também realizou as seguintes iniciativas para o enfrentamento ao covid-19:
- instituição de barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade e das Vilas Portela e Juazeiro;
- disponibilização de funcionários para organização e medidas preventivas nas filas da casa lotérica;
- distribuição de álcool para o comércio local;
- estabeleceu obrigatoriedade de medidas preventivas para o funcionamento do comércio limitando todas as atividades, exceto as essenciais até as 18h de segunda a sexta e até as 12h para finais de semanas e feriados;
- proibiu realização de eventos públicos e privados;
- proibiu a venda de mascates e ambulantes;
- intensificou a fiscalização para o cumprimento das regras decretadas;
- distribuição de máscaras para idosos e população de baixa renda na sede e vilas;
- distribuição de cestas básicas para a população de baixa renda;
- intensificação de divulgação pública de informações sobre prevenção ao coronavírus.
Até a presente data o município conta com 3 casos positivos, sendo 1 recuperado, 1 em recuperação e 1 assintomático.
E segue aguardando um resultado do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), tendo descartado 36 casos, sendo 3 pelo Lacen e 33 por teste rápido. Outras 11 pessoas estão sendo monitoradas.
Edição: Bell Kojima