Maio
vermelho

Prefeitura de Medeiros Neto realiza palestras no Maio Vermelho, mês de prevenção ao câncer bucal

18/05/2024 - 16h18

A Prefeitura de Medeiros Neto, através da Secretaria Municipal da Saúde, está realizando palestras sobre o Maio Vermelho, mês alusivo ao combate do câncer bucal e ao fumo.

A ação busca reforçar a importância das pessoas procurarem um profissional para realizar exames periódicos. Para isso, o Município oferece uma série de serviços previamente marcados.

Nesta segunda e terça-feira (13 e 14), os povoados de Santa Luzia do Norte e Juracitaba, já realizaram palestras com os moradores buscando conscientizar cada cidadão.

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Medeiros Neto oferta atendimento odontológico na Atenção Primária, como serviços de restauração, extração, orientação e limpeza, que podem ser agendados na própria Unidade Básica de Saúde (UBS), também conhecida como postinho.

Galeria de fotos

ver todas (4)

Sinais

O câncer de boca inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). As lesões podem estar na gengiva, na mucosa bucal e na língua e o câncer ainda pode atingir pessoas sem dentes. Nos estágios iniciais, as neoplasias malignas podem ser indolores e de difícil percepção, o que reforça a importância do exame bucal.

“Justamente pela dificuldade que algumas pessoas têm em identificar essas mudanças, a detecção precoce por um profissional é muito importante para a resolutividade do tratamento. Portanto, procurar um profissional periodicamente, dentro ou fora da nossa rede, é essencial para salvarmos vidas”, afirma a secretária de Saúde, Junia Garcia.

Câncer bucal

De acordo com estáticas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada ano aumenta a incidência de câncer em cavidade oral, principalmente em pessoas do sexo masculino, sendo potencializado por hábitos como tabagismo e consumo de álcool.

O diagnóstico precoce ainda é a maneira mais eficiente de reduzir o risco de mutilação, além de aumentar a sobrevida do paciente.


Deixe seu comentário