Prefeitura de Mucuri realiza reunião para traçar estratégias de contenção à erosão costeira
O problema da erosão marítima prejudica comerciantes, donos de pousadas e o próprio nativo, por isso, tendo em vista o avanço do mar nos últimos dias, ocorreu na manhã desta terça-feira, 17 de março, uma reunião no gabinete do prefeito, onde ele recebeu a Defesa Civil da cidade, empresários dos empreendimentos localizados próximo às áreas mais afetadas pela erosão costeira, vereadores, secretários e um representante da Suzano Papel e Celulose.
Mucuri sofre com a erosão costeira desde 2009. Trechos da costa da cidade foram reduzidos aproximadamente 400 metros, no período de 10 anos. Cerca de 4 ruas e quatro transversais desapareceram, por conta da erosão.
Em 2017 e 2018, o município decretou situação de emergência, dada a violência das marés, levando tudo que encontrava. Os decretos foram homologados pelo governo do Estado e reconhecidos pelo governo federal.
Agora, que se aproxima o mês de abril, período em que se intensifica a erosão, o município traça um plano de emergência para conter o avanço do mar em sua costa, inclusive, conta com o apoio e parceria da Suzano Papel e Celulose para implementar as ações.
Enquanto as medidas técnicas são tomadas para o plano ser concluído, a Prefeitura Municipal de Mucuri atua fazendo o que é possível, com o maquinário a postos, colocando pedras e outras barreiras para impedir o avanço do mar.
Edição: Bell Kojima