Destaque

Ronaldo Baitakão alerta para necessidade de políticas públicas sustentáveis

13/11/2015 - 19h59

Ronaldo Baitakão alerta para necessidade de políticas públicas sustentáveis (1)

O vereador Ronaldo Alves Cordeiro (Ronaldo Baitakão) em sua indicação de nº 509/2015 pediu ao poder executivo que seja encaminhado à Câmara Municipal, projeto de lei versando sobre a revisão do Plano Diretor Urbano de Teixeira de Freitas.

De acordo com Ronaldo o plano precisa ser adequado à realidade atual do município que sofreu significativas mudanças nos últimos anos e principalmente, que esse plano contenha políticas públicas que contemple todo território municipal, inclusive as zonas de expansão urbana que são áreas contíguas às zonas urbanas, de baixa densidade populacional, dedicada a atividades rurais (povoados, distritos, fazendas e sítios).

Ronaldo Baitakão alerta para necessidade de políticas públicas sustentáveis (2)

De acordo com Ronaldo, temas como preservação ambiental e agronegócio como, por exemplo, a inserção de projeto visando a adoção de medidas para recuperação das nascentes devem ser debatidos, diagnosticados e colocados em prática. Para ele são assuntos interligados que precisam ser contemplados para benefício de toda uma cadeia produtiva sustentável.

Ronaldo Baitakão alerta para necessidade de políticas públicas sustentáveis (1)

“É preciso reavaliar a situação do município e adequar o Plano Diretor as necessidades contemporâneas. Para isso é preciso fazer um diagnóstico científico da realidade física, social, econômica, política e administrativa tanto da zona urbana quanto da zona rural, pois uma, colabora com a outra. Cito como exemplo a grande diversidade de vocação agronômica da nossa zona rural. Somente a partir de uma avaliação sincera de nossa realidade é que poderemos apresentar um conjunto de propostas para o futuro desenvolvimento socioeconômico e futura organização espacial dos usos do solo, das redes de infraestrutura e de elementos fundamentais da estrutura territorial de toda a cidade”, comentou Ronaldo.

Ronaldo cita como exemplo a tragédia Rio Doce que hoje contabiliza como consequência dezenas de mortos, uma cidade destruída, mais de 300 mil pessoas sem água, 25 mil estudantes fora das escolas, peixes mortos e prejuízos ambientais e econômicos incalculáveis.

Ronaldo Baitakão alerta para necessidade de políticas públicas sustentáveis (3)

“O Rio Doce vem agonizando há muito tempo. Tem tempo que a natureza vem dando sinais de que alguma coisa precisaria ser feita. Quando a gente ignora os sinais, é isso que acontece. È com tristeza que abordo esse assunto. Aqui e em qualquer outro lugar do mundo será assim. Precisamos estar sensíveis e entender que fazemos parte de um todo que se mantem interligado. Como disse o professor Asher Kiperstok: O primeiro passo para ação é a percepção!” enfatizou o vereador.

Por Katia Armini


Deixe seu comentário