Destaque

Rui inaugura primeira policlínica regional nesta sexta-feira (17)

16/11/2017 - 10h34

O governador Rui Costa inaugura a primeira policlínica regional do Governo do Estado, na cidade de Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira (17). A programação do governador na cidade tem início às 8h, quando ele participa de uma visita guiada com a imprensa à nova unidade de saúde. As equipes de reportagem devem chegar ao local às 7h30. Na sequência, será realizado o ato de inauguração da policlínica, que vai atender a população de 13 municípios do extremo sul.

À tarde, Rui segue em agenda na cidade de Teixeira de Freitas. Às 14h, será realizado o ato de instalação da Escola Cultural no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Extremo Sul, localizada na Avenida Beira Vale, no bairro Jardim Caraipe. Esta será a sétima escola cultural implantada pelo Governo no interior do estado. À noite, a partir das 18h30, o governador vai ao Parque de Exposições de Teixeira de Freitas, onde acompanha a apresentação da Orquestra Neojibá.

Regionalização da saúde

A inauguração da Policlínica Regional em Teixeira de Freitas será a primeira de uma série que o governador Rui Costa fará dentro da política de regionalização do atendimento à saúde da população baiana. A unidade está localizada na Avenida Getúlio Vargas, 1.732, no bairro Bela Vista, e irá atender aos moradores do extremo sul baiano, incluindo 13 municípios – Itanhem, Medeiros Neto, Vereda, Lajedão, Ibirapuã, Caravelas, Posto da Mata, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Alcobaça, Itamaraju e Jucuruçu.

Sete micro-ônibus farão a rota entre os municípios participantes do Consórcio Público de Saúde, que administra a unidade. Os veículos são equipados com ar-condicionado, televisão, poltronas reclináveis e acessibilidade para deficientes, a fim de conduzir pacientes agendados à policlínica da região.

Na policlínica em Teixeira de Freitas foram investidos R$ 23 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. A unidade terá equipamento de última geração para realização de exames em 18 especialidades médicas, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia. Também serão realizados procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biopsias de mama, tireoide, próstata, de pele, gastroenteral, entre outras.

Como funciona a Policlínica Regional

As policlínicas são resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. Nelas não serão atendidas urgências e emergências e nem qualquer tipo de demanda espontânea. O atendimento será feito por meio de um agendamento prévio, realizado pelas secretarias da Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio que administra a unidade.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Villas-Boas, ressalta que o paciente encaminhado para a policlínica localizada em sua região deverá permanecer em acompanhamento com a equipe de Atenção Básica do município onde mora. O objetivo é levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros urbanos em busca desses serviços.


Deixe seu comentário