Destaque

SAC de Teixeira nega isenção de taxa a pessoas carentes; caso vai parar na policia

08/06/2017 - 11h24

O Posto de Identificação/SAC de Teixeira de Freitas está sendo acusado de negar isenção de taxa para retirada do RG (Registro de Identidade) de pessoas carentes.

O caso aconteceu na tarde da última terça-feira (6). O funcionário da Secretaria de Assistência Social da prefeitura de Nova Viçosa, Cassiano Sales, procurou a Polícia depois que Rosângela Ely Cardoso Gomes (50 anos), Maria Rodrigues de Jesus (46 anos) e o irmão, José Rodrigues de Jesus (54 anos), tiveram a isenção de taxa para retirar o RG negada.

Além de encaminhamentos do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) de Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, os três cidadãos chegaram ao SAC com a declaração de insuficiência de recursos nos termos da Lei 7.115 de 29 de agosto de 1983.

Rosangela, Maria e José, alegaram não ter condições financeiras para pagar a taxa de R$ 35,20. Segundo Maria, seu irmão José sofre com transtornos mentais e necessita do documento para tentar o benefício social junto ao INSS.

   De acordo com Cassiano Sales, ele já esteve no SAC de Teixeira de Freitas com outros assistidos pelo CRAS em situações parecidas e foi atendido. Ele disse ter ficado surpreso com a negativa do órgão, já que a isenção seria assegurada por lei.

Procurada a coordenação do posto do SAC informou que não tem autorização para dar entrevistas e que somente assessoria de comunicação da SSP (Secretaria de Segurança Pública) pode emitir nota sobre o órgão, mas em conversa com o coordenador, ele disse que a negativa foi em relação ao encaminhamento da prefeitura.

Nesses casos, o coordenador explicou que a prefeitura deve encaminhar um ofício ao secretário de Segurança Pública solicitando que ele autorize o atendimento [isenção] via encaminhamento da prefeitura.

Levantamos informações junto ao Instituto de Identificação Pedro Melo e constatamos que existe um convênio entre as prefeituras e a SSP para a implantação de Postos Municipais de Identificação. Trata-se de um serviço que demanda poucos recursos municipais e pode ser implantado pelas prefeituras para facilitar o atendimento ao cidadão em sua própria cidade.

   Atualmente o SAC de Teixeira de Freitas atende oficialmente, 13 municípios da região, mas por estar localizado em uma região com tríplice fronteira, pessoas de cidades capixabas e mineiras também costumam procurar o órgão no município teixeirense.

Em Teixeira de Freitas, também há uma iniciativa da prefeitura junto a Secretaria de Assistência Social, que compra DAE’s e distribui para pessoas de baixa renda impossibilitadas de custear a taxa para retirada de documentos.

Cassiano disse que vai registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil e passará o caso para o setor jurídico da prefeitura de Nova Viçosa. Depois de percorrem diversos quilômetros com atendimento agendado, Rosângela Maria Rodrigues e o irmão José, voltaram para casa sem os documentos de RG e carteira de trabalho.


Uinderlei Guimarães/Sulbahia News

Edição Bell Kojima/Repórter Coragem



Deixe seu comentário