Secretaria de Meio Ambiente recebe equipamentos para georreferenciamento e aferição radiométrica
Tecnologia a serviço do meio ambiente. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teixeira de Freitas (Semma) recebeu, na tarde desta quinta-feira, 23 de janeiro, o representante de uma empresa de telefonia celular para receber 4 equipamentos que foram doados para cumprir as exigências de condicionantes ambientais referentes ao processo de Licenciamento Ambiental de Estações Rádio em operação na área urbana do município.
Os 2 equipamentos GPS e 2 equipamentos portáteis para aferição radiométrica serão usados pelos fiscais do meio ambiente em ações de fiscalização da Semma.
O município de Teixeira de Freitas possui diversas torres de rádio, internet, tv e telefonia celular espalhadas em seu perímetro, sobretudo em áreas urbanas.
O secretário de Meio Ambiente, José Archangelo Depizzol, destaca que Teixeira de Freitas, no governo Temóteo Brito, torna-se pioneira entre os municípios do interior da Bahia no monitoramento do grau de exposição da população à radiação.
“Somos, agora, o município referência entre as cidades brasileiras nos processos de licenciamento, fiscalização e educação ambiental”, explicou o secretário.
Segundo o engenheiro ambiental, Uillian Araújo, tais equipamentos serão fundamentais para realizar o geoprocessamento de áreas urbanas e rurais, bem como o acompanhamento dos limites de exposição estabelecidos pela Anatel e pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram), identificando o grau de exposição que os cidadãos de Teixeira de Freitas estão submetidos nas suas atividades cotidianas.
“Assim podemos garantir o cumprimento da legislação e consequente minimizaremos os efeitos da radiação à população. Além do controle de torres também faremos a identificação de fugas de radiação em clínicas que façam uso da radiação”, explicou o servidor da Secretaria de Meio Ambiente.
Edição: Bell Kojima