Secretaria de Saúde realiza atendimento itinerante de combate a hanseníase
A Prefeitura Municipal realizará através da Secretaria de Saúde atendimento itinerante de combate à hanseníase em Teixeira de Freitas. O atendimento ocorrerá nos dias 9 e 10 de junho, e será realizado ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, na avenida João Paulo ll (em frente a rodoviária), no horário das 8 às 16 horas.
Objetivo desta campanha é detectar precocemente as pessoas que foram infectadas com a hanseníase e que, na maioria das vezes, ainda desconhecem a doença. Ela se manifesta no paciente através dos seguintes sintomas: sensação de formigamento; fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Camila Vasconcelos, informou que a meta será atender o maior número possível de pessoas. Ela aproveitou ainda para chamar atenção da população em geral, que observe se na família alguém tem alguma mancha com as características de hanseníase, e se tiver para encaminhar para o atendimento que será demanda espontânea para qualquer idade. Ela destacou ainda que foi realizada uma reunião com os enfermeiros e agentes comunitários de saúde para que se faça uma triagem na área de cobertura dos Postos de Saúde para identificar possíveis casos e encaminhá-los para o atendimento.
A carreta de atendimento itinerante é um projeto de combate à hanseníase com parceria entre a farmacêutica Novartis; Conselho Nacional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde. Ela possui cinco consultórios e um laboratório para o diagnóstico da hanseníase e distribuição dos remédios. O município disponibilizará uma equipe multidisciplinar de profissionais com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e um grupo de acolhedores.
Sobre a doença
A hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae. A hanseníase não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada.
A hanseníase tem cura. O tratamento é feito nas unidades de saúde e é gratuito. A cura é mais fácil e rápida quanto mais precoce for o diagnóstico. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos e é denominado poliquimioterapia.
De acordo com o Ministério da Saúde, nos últimos 10 anos houve redução de 26% nos casos de hanseníase e aproximadamente 80% dos novos casos diagnosticados foram curados. Entretanto, a doença ainda está presente em 56% das cidades brasileiras e é endêmica no país. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o segundo no ranking de incidência da hanseníase no mundo, com quase 34 mil pacientes, representando 15,4% entre todos os países