Destaque

Secretaria de Saúde realiza mutirão de revisão e acompanhamento de glaucoma

24/10/2014 - 19h06
Multirao revisao Glaucoma (1)

Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, está realizando entre os dias 22 a 25 de outubro mutirão de revisão e acompanhamento dos pacientes cadastrados no programa “Teixeira contra o glaucoma”. O atendimento está sendo no horário das 7 às 17 horas, na antiga Clínica Pró-Mater, localizada na rua João Calmon, 189, Centro, próximo a Primeira Igreja Batista.

Multirao revisao Glaucoma (1)

Foi realizado no último mês de junho o primeiro mutirão, quando, aproximadamente, três mil pessoas com o perfil da doença foram atendidas e identificadas cerca de 900 pessoas com a doença. Os pacientes identificados após a consulta e exames receberam a medicação, passaram a ser assistidos pelo programa com a medicação e com agendamento para revisões periódicas a cada 3 meses.Multirao revisao Glaucoma (2)

Os cadastrados receberam o agendamento para a consulta e exames em sua residência com horários específicos para serem atendidos com um fluxo rotativo, sem demora, com qualidade, acolhimento e com atenção que a população merece. Lembrando que no sábado, dia 25, a demanda será espontânea para as pessoas que possuem parentes de primeiro e segundo grau com glaucoma em qualquer faixa etária, que seja hipertenso ou diabético, ou que tenha acima de 40 anos. Multirao revisao Glaucoma (3)

O secretário de Saúde Eujácio Dantas destacou que estará dando prioridade para a continuidade do programa, pois sabe o quanto é importante para as pessoas que dependem deste tipo de atendimento e acompanhamento, e disse ainda: “Sabemos da importância da permanência deste programa, pois sabemos que a maioria destes pacientes são pessoas humildes e que podem ficar cegas. Outro motivo muito importante é que esses pacientes recebem o colírio gratuitamente para o tratamento, que custam entre R$ 150,00 a 240,00 reais, e sabemos que a maioria deles não tem condições de comprar, e que em decorrência disso, podemos ter um número muito alto de casos irreversíveis da cegueira em nosso município”.Multirao revisao Glaucoma (4)

O secretário disse ainda que está tentando trazer ainda neste ano o Programa Saúde em Movimento para realização de outro mutirão de cirurgias de catarata, em decorrência da demanda ainda ser muito alta de casos no município. Somente no ano passado foram realizadas aproximadamente mil e trezentas cirurgias em pacientes em Teixeira de Freitas. Mas, o número de casos aumenta a cada dia, e pelo custo de uma cirurgia dessa ser de R$ 3.500,00 para cada olho, outro mutirão seria muito importante para as pessoas mais carentes e humildes do município.


Deixe seu comentário