Secretário de Desenvolvimento Rural se reúne com gestores municipais em Teixeira de Freitas
Na manhã desta quarta-feira (22), o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural da Bahia, Jerônimo Rodrigues, reuniu a equipe técnica da sua secretaria e os gestores municipais do Território Extremo Sul, no Auditório da Ceplac, na cidade de Teixeira de Freitas.
O evento teve o objetivo de intensificar a articulação de políticas públicas, por meio do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) e do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (SEMAF).
Os prefeitos de Teixeira de Freitas, Temóteo Brito (PSD); do Prado, Mayra Brito (PP); de Caravelas, Silvio Ramalho (PMDB); de Ibirapuã, Calixto Antônio Ribeiro e vários secretários municipais de agricultura da região acompanharam o seminário e as apresentações das ações da SDR aos gestores municipais e pactuação, com as prefeituras, estratégias para fortalecer o desenvolvimento rural no Estado.
Conforme o secretário Jerônimo Rodrigues, o público prioritário destas ações é exatamente os gestores públicos municipais e estaduais, Colegiados Territoriais, integrantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Sustentável (CMDS), instituições prestadoras de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e movimentos ou entidades representativas da agricultura familiar.
Ele informou que a SETAF – É um serviço territorial descentralizado de representação da SDR, cuja finalidade é permitir e estimular a desconcentração, descentralização, articulação e implementação dos programas, projetos e ações, além de outras políticas públicas voltadas para o desenvolvimento rural. Foram implantados 27 SETAFs, um em cada Território de Identidade. Essas unidades estão formadas por técnicos das diversas unidades da SDR e de outras instituições parceiras, que atuam na promoção do desenvolvimento rural sustentável.
SEMAF – É um serviço municipal, de responsabilidade da Prefeitura Municipal, cujo objetivo é promover a articulação, gestão e implementação de políticas públicas, com atuação de forma integrada no Território de Identidade, por intermédio do SETAF.
A participação dos municípios ocorre por meio de Termo de Adesão, que estabelece os princípios, objetivos, metas e o arranjo institucional necessário para implantação e funcionamento do SEMAF, articulado ao respectivo SETAF do Território, para a execução, na base municipal, das políticas públicas e a prestação de serviços aos agricultores (as) familiares.
O secretário Jerônimo Rodrigues destacou que a Bahia é o estado que possui o maior número de famílias vivendo da agropecuária, atividade responsável pela produção de 77% dos alimentos saudáveis que chegam a mesa dos baianos. De acordo com o Censo Agropecuário (IBGE, 2010), o estado concentra a maior população rural do Brasil, com 3,9 milhões de habitantes. Também reúne o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar, com cerca de 700 mil propriedades.
A Agricultura Familiar responde por 44% de tudo que se produz na agropecuária do Estado, com o Valor Bruto da Produção (VBP) anual de R$ 3,74 bilhões. A agricultura familiar também é responsável por 77% dos alimentos que chegam à mesa das famílias baianas e por 81% da mão de obra das famílias no campo.
A Agricultura Familiar é destaque na produção de mandioca, feijão, mel, leite, pesca e aquicultura artesanal, fruticultura, oleaginosas e caprinovinocultura, entre outros produtos.
Athylla Borborema