Sindec fecha PátioMix aos domingos e causa revolta em comerciantes e consumidores
O Shopping PátioMix chegou para trazer desenvolvimento e oportunidade de lazer em Teixeira de Freitas, porém, como se não bastasse a falta de incentivo do Poder Público, que não asfaltou a principal via de acesso, tampouco providenciou uma iluminação adequada em seu entorno, a direção do shopping enfrenta agora um novo problema: ter que fechar aos domingos, deixando aberto apenas a praça de alimentação e cinema, o que pode tirar o brilho do empreendimento, que poderia receber aos domingos um grande público, já que é o único shopping no baixo extremo sul, o que poderia atrair clientes de toda a região.
A atitude causou transtorno e revolta, principalmente, nos clientes, que tinham programado conhecer o local pela primeira vez e ao chegar se depararam com a maioria dos estabelecimentos fechados. Insatisfeitas, as pessoas procuraram os meios de comunicação para reclamar.
Na manhã de segunda-feira, 3 de novembro, durante o Programa Comando Geral, o radialista Fernando Moulin abriu a discussão, ouvindo o presidente do Sindec, José Carlos, e também abrindo espaços para os ouvintes dizerem se concordavam ou não com o fechamento do shopping aos domingos.
Em sua participação, José Carlos alegou que durante a convenção coletiva 2014/2015 teria abordado a direção do Sincomércio sobre o fato, e o sindicato do comércio, por sua vez, teria entrado em contato com a direção do PátioMix, que não se manifestou, ele, então, fez valer o que está na convenção coletiva.
No entanto, salvo os comentários de José Carlos e outro representante do Sindec, as demais participações foram todas contrarias a atitude do Sindec, que praticamente freia o desenvolvimento da cidade, não permitindo que shoppings, supermercados e congêneres funcionem aos domingos, ocasionando, além de falta de lazer – já que sair as compras também poder ser considerada uma opção de entretenimento –, desemprego, pois com a abertura de shoppings e supermercados aos domingos poderia gerar mais emprego, haja vista que os estabelecimentos abertos precisariam contratar ‘folguistas’.
A atitude de não permitir a abertura destes estabelecimentos aos domingos é um freio no desenvolvimento de Teixeira de Freitas, que hoje é o centro comercial de toda região e poder comprar aos domingos é a melhor opção para quem trabalha o dia todo ou é de outra cidade.
Por Jotta Mendes/Repórter Coragem