Geral

Suzano divulga nota sobre matéria Descarga de dejetos poluídos da Suzano causa mortes de peixes no Rio Mucuri

28/03/2012 - 20h31

A redação do repórter coragem recebeu uma nota de esclarecimento da empresa Suzano Papel e Celulose, sobre a matéria em que a Suzano é acusada de lançar dejetos, que estaria destruindo o Rio Mucuri, como é costume da nossa redação conceder direitos iguais a todos, que por ventura se sintam atingidos por nossas matérias jornalísticas, segue na integra a nota de esclarecimento da empresa Suzano Papel e Celulose.

A respeito da matéria intitulada “Descarga de dejetos da Suzano causa mortes de peixes no Rio Mucuri” gostaríamos de esclarecer que a Suzano Papel e Celulose cumpre, rigorosamente, a legislação ambiental vigente e suas regulamentações. Todas as unidades industriais têm planos de gerenciamento de consumo de água e os mais rígidos controles para o tratamento de seus efluentes, seguindo leis e certificações em âmbito nacional e internacional.

Todos os anos, nos meses de baixo volume de chuvas – a estiagem está prevista para o período entre agosto e outubro, mas em 2012 o elevado volume de chuvas esperado para o mês de março não se confirmou –, a vazão e o oxigênio da água do Rio Mucuri sofrem alterações de causa natural por conta da estiagem. Com a redução drástica da vazão de água no rio, o lodo (lama do fundo) fica mais exposto e se solta do fundo do rio, conferindo à água cor escura, muitos sólidos e um odor forte. Esse fenômeno natural também provoca redução sensível do oxigênio presente na água.

A vazão do Rio Mucuri é regulada pela Usina Hidroelétrica Santa Clara (MG), responsável pelo gerenciamento da quantidade de água que vai para o rio. Segundo informações da própria usina, os níveis de água em seus reservatórios estão críticos e a normalidade será retomada somente com normalização do índice pluviométrico.

Por fim, gostaríamos de salientar que estamos à disposição do site Repórter Coragem para quaisquer esclarecimentos e é por isso que contamos com uma equipe de Comunicação localizada na nossa Unidade de Mucuri.

[jwplayer config=”Video Paginas” mediaid=”3534″]

 

Descarga de dejetos poluídos da Suzano causa mortes de peixes no Rio Mucuri

Em mais uma matéria investigativa, sobre crimes que acontece no Extremo Sul da Bahia os repórteres Thiago Ramos e Claudio França, acabam descobrindo mais um crime ambiental cometido pela Suzano Papel e Celulose, que vem promovendo uma verdadeira matança de peixes, ao despejar dejetos no leito do Rio Mucuri.

As lentes do repórter cinematográfico Claudio França, flagraram diversos peixes morrendo ao serem contaminados com os poluentes lançados sobre o Rio pela Suzano Papel e Celulose, são produtos que matam imediatamente os peixes, e ainda levam um mau cheiro às águas do Rio Mucuri, que estão ficando preta de tanto ser poluído pela Suzano.

É necessário, que as ONGs internacionais olhe para a situação do Rio Mucuri, os órgãos ligados ao meio ambiente fazem vistas grossas para o problema, fingindo que não tem conhecimento do mesmo, vários pescadores, que viviam da pesca no Rio Mucuri já não sabe mais o que fazer, e viu a presença de nossa reportagem no local, como uma luz no fim do túnel, capaz de despertar as ONGs internacionais para o problema.

São peixes morrendo, água perdendo a cor, e os órgãos ligados ao meio ambiente, ministério publico, todos sabem que o problema existe mais ninguém faz nada, é como se o problema não existisse.

Nossa equipe de reportagem disponibilizou um vídeo aonde você pode ter acesso às imagens chocantes de tudo que acontece no Rio Mucuri, assista ao vídeo e tire suas próprias conclusões.

Por Jotta Mendes/reportercoragem


Deixe seu comentário