Timóteo
brito

Timóteo Brito é sepultado com honras militares em Teixeira de Freitas

22/04/2024 - 19h58

O fundador e ex-prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito, 82 anos, que teve seu falecimento confirmado no início da manhã deste último sábado (20/04), no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, causado por uma hemorragia digestiva, teve seu corpo velado desde às 07h da manhã deste último domingo (21), nas quadras cobertas do Jacarandá Country Club, onde passaram milhares de pessoas da cidade e da região para despedir-se dele. No local um telão retratou durante todo tempo a HISTÓRIA do homem que ajudou a criar o 8º maior município da Bahia e por ele, foi prefeito três vezes, deputado estadual duas vezes, fundou três emissoras de rádio e ergueu as mais tradicionais instituições da cidade.

Somente às 08h da manhã desta segunda-feira (22), os padres Ronaldo Cardoso, Edivaldo Santana e Dilson Batista Santiago celebraram a “missa de corpo presente” e todos puderam fazer suas últimas homenagens ao ex-deputado estadual e ex-prefeito Timóteo Alves de Brito. O corpo de Timóteo Brito saiu em cortejo pelas principais avenidas comerciais da cidade desfilando em carro aberto do Corpo de Bombeiros Militar, no trajeto, de um canto a outro, foram milhares de homenagens demonstradas e expressas ao político.

O Caminhão dos Bombeiros chegou ao Cemitério Jardim da Saudade II, no bairro Nova Teixeira, na zona oeste da cidade, antes do meio-dia, onde ocorreram dezenas de outras homenagens em tributo ao político. Já era 12h20 quando o corpo de Temóteo Brito foi sepultado. O sepultamento ocorreu no mesmo jazigo onde estão sepultados o seu pai Novato Brito e a sua filha Ludmilla Brito. Durante o velório, o cortejo e a cerimônia de sepultamento do corpo de Timóteo Brito, foram inúmeros os depoimentos ocorridos narrando a trajetória da vida e da obra de “Tima” como era tratado pelos mais íntimos.

O filho de Timóteo Brito que mais herdou a “veia política” do pai, Leonardo Coelho Brito, o “Léo Brito” que já foi prefeito duas vezes do município vizinho de Alcobaça e é pré-candidato em Teixeira de Freitas, esteve o tempo todo ao lado da urna fúnebre do pai recebendo os convidados. Na despedida, ainda no velório durante a “missa de corpo presente”, Léo Brito reuniu a mãe Dona Dalva Coelho Brito, os irmãos Fabian Brito e Maria Selma Brito, filhos e netos para que celebrasse uma despedida com todas as honras possíveis em memória do político, do homem, do pai, do marido, do avô e do amigo Temóteo Brito.

Léo Brito, com os olhos embaçados de lágrimas, despediu-se do pai Timóteo Brito, agarrado nas memórias preciosas que compartilhou com seu genitor ao longo dos anos. Recorda-se dos conselhos sábios, das correções genitoras, das risadas compartilhadas e dos momentos de cumplicidade que moldaram sua trajetória. E enquanto se despedia, prometeu honrar o legado deixado por Temóteo, seguindo seus passos com coragem, amor e determinação. E foram nos abraços silenciosos dos amigos e nas palavras não ditas, que Léo Brito expressou seu amor eterno e a gratidão por tudo que seu pai foi e sempre será em sua vida e dos seus familiares.

Na solenidade da “missa de corpo presente”, o Padre Ronaldo Cardoso ergueu sua voz com solenidade e serenidade para homenagear a memória de Timóteo Brito. Com palavras carregadas de conforto e esperança, ele relembrou a vida dedicada de Timóteo aos valores da fé, da família e da comunidade. O padre ressaltou a luz que ele trouxe para tantas vidas e a generosidade que sempre emanou de seu coração compassivo. Enfatizando que, embora Timóteo Brito tenha partido deste mundo, seu legado de bondade e virtude continua a inspirar e guiar aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo.

O amigo e ex-deputado federal, atual presidente do Diretório Estadual do AVANTE na Bahia, Ronaldo Carletto, em um discurso emocionado e repleto de memórias afetuosas, falou da importância política e empresarial de Temóteo Brito para Teixeira de Freitas e para toda a Bahia. Carletto relembrou os inúmeros feitos e contribuições de Timóteo para o desenvolvimento da cidade que mais amou na vida e do estado como um todo. “É um dia triste e ao mesmo tempo, um dia para relembrar de muitas memórias, pois era um homem de visão progressista e sua dedicação aos princípios administrativos, deixa uma grande influência como um farol de inspiração e exemplo para as gerações políticas futuras”, disse Carletto.

Em um momento carregado de emoção e lembranças, o juiz de direito Roney Moreira prestou sua última homenagem ao amigo de uma vida toda, Temóteo Brito. Diante de familiares, amigos e autoridades, Moreira recordou com emoção os momentos memoráveis compartilhados ao lado do político progressista. Com palavras profundas e cheias de reverência, destacou a dedicação incansável de Timóteo Brito em prol do progresso e da justiça social. Relembrando suas qualidades humanas e seu compromisso com a comunidade, o juiz ressaltou a perda irreparável que sua partida representa, mas lembrou que seu legado perdurará como um exemplo a ser seguido por todos aqueles que almejam um mundo mais justo e igualitário.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Uivanthê Brito Andrade, o “Tequinha Brito”, criatura política de Timóteo Brito, emocionou-se ao reconhecer publicamente a influência crucial que o amigo exerceu em sua trajetória política. Comovido, Tequinha expressou sua profunda gratidão pelas mãos amigas e orientadoras de Temóteo, sem as quais sua jornada política não teria sido possível. Em um adeus repleto de emoção e respeito, Tequinha se despediu do amigo, agora rumo à imortalidade, comprometendo-se a honrar seu legado e seguir adiante com os valores e ideais que Temóteo tanto defendeu em vida. “Ter convivido com Temóteo Brito foi uma grande escola, um homem estratégico e cheio de sabedoria. Ele era focado nos seus objetivos, era preciso e não admitia corpo mole. Só dava esporro em quem ele amava, pois ele se sentia pai de cada um de nós. Despedir de Timóteo é uma missão difícil, mas fica o seu legado para continuar nos orientando”, disse Tequinha.

O advogado Charles Coelho, figura fundamental na vida jurídica do político Timóteo Brito, compartilhou suas palavras de pesar e reconhecimento pela perda irreparável. Em um tributo emocionado, Coelho destacou que a morte de Temóteo não apenas deixa um vazio na política local, mas também na economia regional, pois grande era a sua importância no agronegócio desta mesorregião de tríplice divisa de estados. Expressando sua admiração pela contribuição significativa de Timóteo Brito ao processo político e ao desenvolvimento do agronegócio regional, Charles Coelho ressaltou que sua memória será eternizada como um farol de inspiração e referência para as futuras gerações.

O administrador, ex-secretário municipal de saúde e pré-candidato a prefeito Eujácio Dantas, expressou ao visitar o corpo do político: “É com profundo pesar que constatamos o falecimento do ex-prefeito Temóteo Alves de Brito, uma figura importante da política teixeirense. Timóteo deixou um legado extraordinário em nossa cidade, tendo servido como prefeito por três mandatos e contribuído significativamente para o desenvolvimento e progresso do município. Sua trajetória política é marcada por sua dedicação à comunidade, tendo também exercido o cargo de deputado estadual por duas vezes. Além disso, sua participação ativa na luta pela emancipação de Teixeira de Freitas, culminando na criação do município em 09 de maio de 1985, é um marco histórico que jamais será esquecido. Neste momento de dor e saudade, expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e admiradores de Timóteo Alves de Brito”, sintetizou Eujácio Dantas.

Para o empresário Flávio Guimarães e uma das principais autoridades do mercado imobiliário regional, que foi secretário municipal de desenvolvimento econômico do 3º governo de Tmóteo Brito, o político deixa um conteúdo histórico na biografia da política teixeirense dos mais expressivos, pois tratou-se de um homem que ofereceu sua vida e o seu amor por esta terra, tanto no poder quanto fora dele. “Teixeira de Freitas perde uma figura inoxidável no agronegócio e na política, mas ganha uma memória que ficará na eternidade nos anais históricos do município. Afinal, o homem é como um sopro, seus dias são como uma sombra passageira. Meu querido amigo Temóteo Brito, você está recebendo seu merecido descanso. Espero encontrá-lo na manhã da ressurreição. Exemplo de homem trabalhador, empreendedor e político. Foi a vida, fica a inspiração. Foi o fôlego, fica a certeza do reencontro”, celebrou Flávio Guimarães.

O ex-deputado federal Uldurico Júnior (MDB), diretor da AGERSA – Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia, pré-candidato a prefeito de Teixeira de Freitas, prestou homenagem à história notável construída por Temóteo Brito, expressando sua profunda admiração pelo legado deixado pelo político. Em suas palavras, destacou que a morte de Temóteo representa uma grande perda para a comunidade teixeirense, mas lembrou que, apesar da partida física, seu legado permanece vivo e inspirador. Uldurico Junior enfatizou a importância de honrar e preservar a memória de Temóteo Brito, comprometendo-se a continuar trabalhando para perpetuar os ideais e conquistas que ele tanto valorizou em vida em favor de Teixeira de Freitas.

O engenheiro civil e consultor político Dilvan Coelho, cunhado e amigo de uma vida inteira do ex-prefeito, disse que a figura de Temóteo Brito como fundador, precursor dos grandes feitos e do homem que mais amou Teixeira de Freitas é uma marca que ficará para sempre na cidade. Dilvan Coelho que viveu inúmeras aventuras ao lado de “Tima” despediu-se dele com bom-humor. “Até breve velho ‘Tima’, um dia nos encontraremos no plano superior para reeditarmos tudo que fizemos juntos aqui na terra. Aqui foi possível construir uma cidade grandiosa, que de um pequeno povoado se transformou na capital do extremo sul. Acreditamos que era possível e que Teixeira poderia ir mais longe. E foi, mas ainda será possível ir mais longe ainda. Até breve grande guerreiro!”, despediu-se o amigo Dilvan Coelho.

O prefeito da cidade, Marcelo Gusmão Pontes Belitardo (UB), ao lado da primeira-dama e secretária Municipal da Promoção Social e Cultura, Penélope Bastos Pereira Belitardo e de outros secretários -, compareceu ao velório de Timóteo Brito para prestar suas condolências e homenagens à grande figura política que Timóteo Brito representou para a cidade. Em suas palavras, Belitardo enalteceu o legado significativo deixado por Timóteo, destacando sua dedicação incansável ao progresso e bem-estar da comunidade. O prefeito Marcelo Belitardo ressaltou a importância de reconhecer e valorizar a contribuição política e social de Temóteo, afirmando que sua memória merece todo o reconhecimento possível por parte da cidade que ele tanto amou e serviu.


Deixe seu comentário