Vigilância Epidemiológica realizará segundo dia “D” de vacinação contra pólio e sarampo
A Prefeitura de Teixeira de Freitas, através da Secretaria de Saúde, realizará o segundo dia “D” de vacinação contra poliomielite e sarampo no município no próximo sábado, dia 22, em todos os postinhos de saúde.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosidalva Barreto, ressalva a preocupação em atingir a meta da vacinação no município em decorrência dos pais não estarem indo levar os seus filhos para vacinarem. A vacina foi colocada à disposição nos Postos de Saúde (ESF) desde o último dia 8 do corrente mês, quando foi realizado o primeiro dia “D” da vacinação, e o número de crianças vacinadas até o exato momento ainda é muito irrelevante para com o período da vacinação que irá até o dia 28 de novembro.
Ela destacou ainda que foi necessário realizar um segundo dia “D” de vacinação no município para tentar chamar atenção dos pais e responsáveis que ainda não levaram os seus filhos para vacinarem. E disse ainda: “Estamos preocupados em realizar a nossa cobertura de vacinação que seria aproximadamente de 11 mil crianças, porém atingimos até o momento apenas 46% da nossa meta. A vacina está disponível em todos os postos de saúde do município, estamos realizando vacinação itinerante na zona rural e em locais sem cobertura dos postos de saúde (ESF) para tentarmos alcançar o maior número de crianças possível, mas, precisamos da compreensão e atitude dos pais e responsáveis em estarem levando as crianças para vacinarem, pois todo o trabalho de divulgação está sendo feito a nível nacional, estadual e municipal”.
O segundo dia “D” da vacinação será no próximo sábado, dia 22, a vacina estará disponibilizada em nos postos de saúde (ESF) do município, no horário das 8 às 17h. A faixa etária das crianças para a vacinação é de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos e 11 meses e 29 dias). Todas as crianças que estão aptas à vacina deverão ser imunizadas até o dia 28 de novembro – data final da campanha.
Poliomielite
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil quando ataca crianças, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves a poliomielite pode levar à paralisia e morte, embora em crianças pequenas sejam mais frequentemente afetadas pela a doença (paralisia infantil), obtendo uma lesão de deficiência irreversível.
Sarampo
Doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada “vesículas”, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção.