13º BEIC realiza solenidade alusiva ao Dia da Bandeira Nacional
Cerimônia alusiva ao Dia da Bandeira, celebrada neste 19 de novembro, aconteceu no final da manhã na área cívica do 13º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação, presidida pelo Tenente Coronel PM Amon Pereira Gomes, Comandante, e contou com a participação do efetivo Administrativo e Alunos do Curso de Formação de Soldados PM 2016.4 do 13° BEIC, Comandados pela 1ª Tenente PM Viviane Gonçalves de Oliveira, Chefe do Corpo de Alunos.
Tendo como objetivo principal, preservar o sentimento de civismo nos integrantes da Corporação, mantendo viva a tradição de comemorar o Dia da Bandeira Nacional, símbolo maior da Nação Brasileira, consolidando os valores institucionais por meio do respeito aos símbolos nacionais e os valores cívicos no seio da tropa e da sociedade.
“Ordem e Progresso”, lema escrito na bandeira, tem inspiração na filosofia positivista.
No entanto, o lema completo, cunhado pelo criador do Positivismo, Augusto Comte, é “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”.
Tendo como Oficial Porta-Bandeira o 1º Tenente PM Patrício Xavier de Brito, a solenidade aconteceu ao meio-dia, porque historicamente a bandeira foi hasteada nesse horário desde 1889, após a proclamação da República.
Além do fator histórico, também está relacionado à posição do sol, impedindo a formação de sombra na bandeira.
O Hino da bandeira foi entoado durante o hasteamento, com muito entusiasmo pelos policiais militares e Alunos CFSD PM/2016.4. A cerimônia também foi marcada pela incineração de bandeiras que estão desgastadas pelo tempo e pela Lei não podem ser descartadas sem que o ritual seja respeitado, a pira foi acessa pelo Subtenente PM Chrispim Pedreira de Pinho Neto.
O Tenente Coronel PM Amon Pereira Gomes, Comandante do 13º BEIC, enfatizou o hábito ao culto da Bandeira Nacional.
“Essa cerimônia que realizamos é um orgulho, pois podemos exaltar e reverenciar a bandeira da nossa Pátria. É importante manter este sentimento de amor nacionalista, uma vez que a bandeira representa a soberania de um País livre, não podemos deixar de cultuá-la”, ressaltou.
Em todas as organizações militares, a bandeira nacional é reverenciada diariamente, no cerimonial de hasteamento pela manhã e arriamento ao pôr do sol.
Segundo o Capitão PM Wesley Vieira Alves Noguchi, Cerimonialista, “o ritual de hoje, constitui-se em momento oportuno de estimular o sentimento patriótico e o conhecimento a respeito da Bandeira Nacional para a renovação do compromisso assumido com o Brasil”.
Comunicação Social do 13º BEIC