Destaque

CAEMA realiza “Curso de Primeira Intervenção em Ocorrências com Explosivos”

18/03/2017 - 15h50

As ocorrências envolvendo roubo a caixas eletrônicos, onde muitas vezes os criminosos deixam para trás artefatos explosivos, criando riscos e comprometendo a segurança da população é uma realidade noticiada em todo o território nacional.

Com essa preocupação a CIPE/Mata Atlântica (CAEMA) está realizando, neste mês de março, o “Curso de Primeira Intervenção em Ocorrências com Explosivos”, que busca capacitar o Policial Militar a realizar as primeiras ações, ante a detonação ou quando os explosivos são deixados intencionalmente para causar pânico ou danos a comunidade.

   Realizado em parceria com a Mineração Corcovado abordou temas relacionados a segurança, tipos de explosivos, mecanismos de detonação, armazenamento e ocorrências envolvendo explosivos e as primeiras intervenções policiais.

O curso contou com instrutores da mineradora Srs. Isnaldo Souza e Sidiclei Mota, Sras. Maiara Jesus e Leilane Lucas, além dos instrutores da CAEMA os Cap PM Victor Costa e Abrahão Farias. Os policias puderam ver na prática materiais, equipamentos e substâncias explosivas, sua montagem, ignição e detonação.

   O Cap PM Victor Costa ressaltou a importância do treinamento, uma vez que as medidas iniciais, como a identificação do artefato, isolamento da área e acionamento do Batalhão de Operações Especiais, são indispensáveis para a preservação da vida.

O Comandante da CIPE/Mata Atlântica o Maj PM Ronivaldo Pontes, lembrou que nesse tipo de ocorrência muitos curiosos após a explosão, aproximam-se do local do crime para fotografar ou até mesmo para pegar algum dinheiro, o que coloca a vida dessas pessoas em grande risco. A população deve evitar a aproximação e aguardar a chegada da Polícia Militar.


Ascom CIPE/MA (CAEMA)



Deixe seu comentário