Policial

Delegado Moisés Damasceno assume a 8ª Coorpin em Teixeira e fala sobre combate à criminalidade

19/07/2023 - 21h58Por: sul bahia news

O delegado Moisés Damasceno assumiu a 8ª Coordenadoria de Polícia do Interior (8ª Coorpin), em Teixeira de Freitas, nesta quarta-feira, 19 de julho.

O novo coordenador foi recepcionado nesta manhã pela agora ex-coordenadora, a delegada Valéria Chaves, demais autoridades da segurança pública do Estado e ainda pelo chefe de gabinete do município, Henny Aramunie o secretário de Segurança e Cidadania, Benedito Braz Gonsalves.

O delegado Moisés Damasceno tem 25 anos na Polícia Civil, passando pelas delegacias de Itabela e de Eunápolis, até assumir a coordenadoria regional da Costa do Descobrimento (23ª Coorpin) pela primeira vez.

Depois, chefiou a 6ª Coorpin, em Itabuna e, na sequência, a diretoria do Departamento de Polícia do Interior (Depin). Foi diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), na capital, e retornou em 2017 para a 23ª Coorpin.

Na 8ª Coorpin/Teixeira de Freitas ele atuará em uma que abrange os 13 municípios do extremo sul baiano, correspondente ao Território de Identidade Costa das Baleias.

Durante a coletiva de imprensa ainda nesta manhã, o novo coordenador disse que a sociedade pode esperar de sua gestão, a dedicação necessária na utilização máxima dos recursos, de forma racional, para o combate à criminalidade, e na apresentação de resultados e solução de crimes que venham ocorrer não só em Teixeira de Freitas, mas em toda a regional.

O delegado Moisés Damasceno adiantou que fará uma reunião no próximo dia 3 de agosto, onde através de informações das equipes, deve traçar um plano estratégico para o combate aos crimes contra o patrimônio e contra a vida.

O coordenador também falou da colaboração das forças policiais na atuação na tríplice fronteira, (Bahia/Minas Gerais e Espírito Santo), no sentido de evoluir o trabalho policial com resultados significativos.

Ao falar sobre a boa relação com a imprensa, o delegado Moisés Damasceno também ressaltou a busca por alinhamento não apenas com as forças de segurança pública, mas também com demais órgãos que compõem a defesa social do estado e a importância do trabalho conjunto.

A delegada Valéria Chaves, também conversou com a imprensa e disse ter o sentimento de dever cumprido durante os 6 anos e meio de atuação frente à 8ª Coorpin.

Publicada na última semana, a nomeação para uma nova coordenação na 8ª Coorpin, faz parte da maior reestruturação da Polícia Civil, desde a década de 70, teve a Lei Nº 14.580 de 02 de Junho de 2023, alterando a Lei Orgânica nº 11.370, de 04 de fevereiro de 2009, publicada no Diário Oficial do Estado, de 03 de junho deste ano.

A Delegada-Geral Heloísa Campos de Brito pontua o significado desta nova fase da Polícia Civil. “A reestruturação da Polícia Civil tem grande abrangência e vai além de novas unidades, delegacias e outros equipamentos. São novos conceitos e estratégias que estão presentes em cada passo de uma das maiores transformações da história desta instituição bicentenária”, afirmou.

Para o combate ao tráfico de entorpecentes foi instituído o Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), liderado pelo delegado José Alves Bezerra Júnior. O Departamento de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV) tem como diretora a delegada Patrícia Barreto Oliveira. O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) foi substituído pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), que tem à frente o delegado Thomas Victor Rodrigues Galdino.

O Draco ganhou novo formato. Agora ele é o Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro, que tem à frente a delegada Márcia Pereira dos Santos. A COE também mudou. A Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE) tem à frente o delegado Marcos Cezar. Já a Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), continua com a mesma nomenclatura e a diretora continuará sendo a delegada Francineide Moura de Oliveira.

A rede operacional também passa a contar com a Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ), liderada pelo delegado Artur Fernando Guimarães. Sobre as questões fundiárias, foi instituída a Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF), liderada pela delegada Giovanna de Andrade Bomfim.

Entre os órgãos de suporte operacional e administrativo está o Instituto de Segurança Pública, Estatística e Pesquisa Criminal (ISPE), liderado pelo delegado Omar Andrade Leal. Também o Departamento de Gestão Tecnológica, Telecomunicações e Inovação (DTIT), liderado por Leandro Sady Rodrigues. O Departamento de Gestão de Pessoas, Saúde e Valorização Profissional da Polícia Civil (DPSV), liderado pela delegada Bárbara Santos Lima, e a diretoria de Saúde do DPSV, pelo psicólogo Gessé de Souza Silva.

O Departamento de Planejamento, Administração e Finanças (Depaf), segue com o mesmo diretor, delegado Cristiano Marcos Pitangueira Mangueira. Aliado ao Depaf foi instituído o Departamento de Infraestrutura e Logística (Dilog), que tem à frente Laura Maria Moura. Ainda na administração foi instituída a Coordenação de Controle Interno (CCI), liderada por Andreza Caroline do Amaral. Outras estruturas ainda serão anunciadas, que irão impactar diretamente na melhoria do atendimento a população baiana.


Deixe seu comentário