Incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal já destruiu quase 200 hectares de Mata Atlântica
Porto Seguro: Um incêndio já destruiu quase 200 hectares de Mata Atlântica no Parque Nacional do Monte Pascoal, no município de Porto Seguro. Mais de 130 brigadistas e voluntários atuam no combate ao fogo, que começou na Aldeia Boca da Mata, localizada dentro do parque, e se intensificou na última terça-feira (14).
A suspeita é de que o incêndio tenha sido iniciado por ação humana segundo o portal g1 Bahia.
APOIO NO COMBATE AO FOGO – O combate ao fogo conta com apoio de drones, de aviões fornecidos através do Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), de helicóptero da Polícia Militar da Bahia (PMBA), além de brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e brigadistas voluntários dos municípios próximos à área atingida.
PARQUE HISTÓRICO – O Parque Monte Pascoal é o primeiro e único Parque Nacional e Histórico brasileiro, além de fazer parte do Patrimônio Mundial Natural, reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Criado em 29 de novembro de 1961, o parque tem mais de 22 mil hectares e abriga grande diversidade de plantas e animais, além de comunidades indígenas.