Policial

Polícia Militar prende nove pessoas por maus-tratos a animais durante rinha de galos em Teixeira de Freitas

09/11/2025 - 19h12

Mais de 30 galos de combate foram apreendidos durante a ação da 87ª CIPM no bairro Colina Verde

Na manhã deste domingo (9), por volta das 10h30, a Polícia Militar prendeu nove pessoas — oito homens, com idades entre 43 e 72 anos, e uma mulher de 49 anos — suspeitas de envolvimento em uma rinha de galos no bairro Colina Verde, em Teixeira de Freitas. A ação resultou na apreensão de 34 galos de combate, além de diversos materiais utilizados nas disputas ilegais.

A guarnição da 87ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada pelo CICOM (Centro Integrado de Comunicações) após denúncia de que o evento estaria ocorrendo em uma residência localizada na Rua 25 de Agosto.

Ao chegar ao local, os policiais perceberam a movimentação de suspeitos tentando fugir. Dois homens correram para dentro do imóvel ao notarem a aproximação da viatura. Durante a verificação, os militares encontraram diversos galos de briga com sinais evidentes de maus-tratos, como ferimentos, ausência de penas e presença de sangue.

No local, foram apreendidos medicamentos, seringas e aplicadores veterinários, 43 esporas artificiais, uma serra usada na confecção desses artefatos, uma balança, R$ 1.071,25 em dinheiro e seis celulares, além dos animais. Os materiais indicam que o espaço era usado para apostas e preparação dos galos para combates.

Os suspeitos, que se identificaram como proprietários, apostadores e espectadores do evento, foram conduzidos à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas, onde o caso foi registrado. Os animais também foram recolhidos.

A prática de rinha de galos é proibida no Brasil e configura crime de maus-tratos, conforme o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). A pena prevista é de detenção de três meses a um ano e multa, podendo ser aumentada de um sexto a um terço se ocorrer a morte do animal.

A 87ª CIPM reforça que denúncias sobre maus-tratos a animais podem ser feitas anonimamente através do CICOM (190).


Deixe seu comentário