Policial

Teixeira, a “capital do Extremo Sul”, não tem rodoviária, e, agora, fica sem voos comerciais

02/04/2024 - 21h17Por: osollo

Sem terminal rodoviário desde 8 de agosto de 2022, quando o seu foi fechado para que o Hospital Costa das Baleias fosse erguido no lugar, Teixeira de Freitas, agora, perdeu sua conexão direta com a capital do estado.

A VoePass anunciou em fevereiro que suspenderia algumas de suas operações atuais a partir de abril de 2024, incluindo alguns destinos no Estado da Bahia. No último sábado, 30 de março, os voos finais foram realizados, deixando cidades como Barreiras, Guanambi, Lençóis, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista desconectadas da capital pelo serviço da companhia.

Teixeira de Freitas, frequentemente referida como a “capital do Extremo Sul”, agora se encontra em uma situação paradoxal, já que ostenta um título, no entanto, cada vez mais tem se distanciado de uma realidade que o valide.

Há quem diga que Teixeira cresce, mas, não se desenvolve, posto que ao passo que a população aumenta pouco é feito para que a cidade acolha com dignidade os habitantes no que se refere às melhorias urbanas e estruturais que um município com quase 150 mil pessoas necessita – e isso é um problema que carece de tempo, com políticos comprometidos neste ínterim, para resolver.

Agora, o certo é que uma ‘capital’ regional, que, de fato, recebe gente de cidades dos 12 municípios próximos, além de outros lugares, agora não possui voos comerciais e até mesmo está sem rodoviária. Isso levanta a questão: uma “capital” pode realmente ser uma capital sem essas conexões vitais? Talvez a verdadeira “capital do Extremo Sul” esteja sendo a vizinha Vitória (ES), para onde muitos têm preferido ir como ponto de saída e entrada, e aproveitam para resolver outras questões. Afinal, uma capital deve ser um centro de atividade e conexão, não um ponto final.

Apesar do anúncio da interrupção dos voos em fevereiro, também não se viu nenhuma ação por parte das entidades de classe da cidade – Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACE), Sincomércio, Rotary Club, Associação de Pastores Evangélicos de Teixeira de Freitas (APETF), Lojas Maçônicas ou qualquer outra – visando mobilizar esforços para evitar a perda dos voos.

Teixeira, hoje, possui mais de 145 mil habitantes [IBGE, 2022] e recebe, constantemente, milhares de pessoas oriundas não apenas das outras cidades que compõem o Extremo Sul, como de municípios pertencentes a outros Estados, como de Minas Gerais e Espírito Santo. Os voos diretos para Salvador, por exemplo, favorecem o turismo, a economia, reduz a distância entre investidores e o Município, além de facilitar para as autoridades políticas a busca de melhorias para a região – e acaba de ser perdido!

O jornal buscou um comentário sobre o caso junto à empresa que administra o Aeroporto 09 de Maio, mas, até agora, não houve resposta. A comunidade aguarda ansiosamente por uma solução para esta situação preocupante.

Quanto à rodoviária, cumpre citar que o Governo do Estado já sinalizou, em janeiro do ano passado, o local para a instalação do novo terminal. O ponto escolhido fica às margens da BR-101.

O espaço fica aberto para manifestação dos citados e envolvidos em mais um capítulo da oferta de voos em Teixeira de Freitas.


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