Destaque

Vila Verde: SEMAT resgata animal silvestre em cativeiro

13/02/2017 - 17h56
Vila Verde SEMAT resgata animal silvestre em cativeiro

Na última quarta-feira (08), a equipe de Fiscalização Ambiental, Ivan Ramalho, Luiz Henrique e Mozart Drumont, em uma inspeção rotineira deparou-se com um macaco da espécie Cebus apella, conhecido como Macaco Prego, na janela de uma residência na Rua São Sebastião, Bairro Vila Verde.

   A equipe de fiscalização abordou o morador e explicou que é crime manter animais silvestres em cativeiro de acordo com a lei federal 9.605/98, artigo 29 de crimes ambientais que prevê pena de detenção de 6 meses a 1 ano e multa.

Sem resistência ou qualquer questionamento, o animal foi entregue de forma voluntária os fiscais.

O animal foi encaminhado na quinta-feira (09), ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) em Porto Seguro e recebido pelo Sr. Gilmarcos M. Santos, onde o macaco será reabilitado, e logo após será devolvido ao seu habitat natural.

X da questão

A fauna é essencial à manutenção e ao equilíbrio do ecossistema, sendo responsável pela criação de um ambiente sadio, que proporcione efetiva qualidade de vida ao homem.

   Combater a guarda de animais silvestres em cativeiros, por melhor que esteja a sua condição, é dever do Poder Público.

A efetividade do direito difuso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é garantida pelos órgãos ambientais através de aplicação de diversas normas ambientais, de natureza legal e infralegal, que limitam o exercício de direitos individuais em prol de um direito coletivo.


Luciano Cordeiro e Ivan Ramalho/Extremo Super

Secretaria Municipal de Meio Ambiente



Deixe seu comentário