Destaque

Após luta de Juvenal das Laranjas rua voltará a ser Eleuzípio Cunha

19/03/2015 - 14h11
IF

Um projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, que altera a nomenclatura da rua Eleuzipio Cunha, no bairro Bela Vista para rua do Cinquentenário das Assembleia de Deus, causou polémica entre os próprios edis que aprovaram e os moradores da referida rua. Os quais seriam quem arcariam com os prejuízos causados pela mudança de nome. Outros prejudicados com essa mudança são os comerciantes da citada rua.

Moradores se mobilizaram e foram às ruas fizeram o recolhimento de assinaturas através de abaixo assinado. Foram à câmara e pediram que o nome Eleuzipio Cunha retornasse. Até porque o nome sempre existiu e é uma homenagem a um dos pioneiros de Teixeira de Freitas, pessoa que contribuiu com o progresso da cidade.

Vários vereadores entenderam o lado do povo e começaram a mudar de ideia em relação ao retorno do nome. Entre eles o que mais se destacou com seu posicionamento firme, foi o vereador Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas”, morador do Bela Vista. Em uma de suas falas exigiu que os vereadores voltassem atrás, caso isso não acontecesse ele entraria com um novo projeto de lei retornando a rua ao antigo nome.

O edil inclusive teria dado um prazo para que isso acontecesse que seria na sessão realizada em 17 de março, ultima terça-feira. Seu posicionamento foi entendido entres os demais vereadores os quais entraram num acordo para que a rua voltasse ao seu legítimo nome.

Na próxima sessão, que será realizada na terça-feira, 24 de março, todos os edis assinarão em conjunto um projeto de lei retornando o nome da rua para Eleuzipio Cunha. Uma conquista tanto dos moradores, como dos próprios vereadores. Estes mostram sabedoria ao voltar atrás num projeto que trouxe transtornos tanto a moradores, como a toda sociedade.IF

Ao comentar o assunto Juvenal das Laranjas disse se sentir aliviado com a decisão dos vereadores. Para ele que é morador do Bela Vista, embora não more na referida rua, o fato também gerou um transtorno. O retorno ao legítimo nome é sobre tudo; um gesto nobre dos meus colegas. Os quais perceberam o transtorno que seria para pessoas que, historicamente, fazem parte da rua e agora teriam que viver na rua com outro nome. “Eu quero agradecer a cada colega por esse entendimento, o fato de todos concordarem, mostra que estamos no caminho certo. Nosso papel é lutar pelo povo, entender o que povo quer é um gesto de grandeza”, concluiu o vereador.

Por Jotta Mendes/Repórter Coragem


Deixe seu comentário