Autoridades exaltam iniciativa do Consep para diminuição de criminalidade em Teixeira de Freitas
Teixeira de Freitas é a 19ª cidade mais violenta do país e a 6ª mais violenta da Bahia e isso vem afetando a principal fonte de emprego e renda do município, que é o comércio. Por esse motivo e visando buscar alternativas eficientes e funcionais que foi criado o Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep). Na última quarta-feira (30/7), as 19h, em uma audiência pública na Câmara Municipal, com a presença de autoridades políticas, civis e militares foi apresentado aos presentes um sistema de monitoramento eletrônico dotado de câmeras de alta definição e ferramentas que fazem, automaticamente, a identificação de placas de veículos roubados ou furtados.
De acordo com o empresário Edivânio, diretor do Consep, o plano piloto já está pronto para implantação do projeto que é impar no mundo.
“É um projeto fora de série. Ele é fantástico. Ele cruza dados em tempo real e faz monitoramento até em selva”, comentou Edivano.
Os locais onde o sistema foi implantado apresentaram um declínio de 80% nos índices de criminalidade. É, portanto, real afirmar que caso seja adotado, a cidade absorverá o benefício de contar com imagens nítidas cedidas para investigação de crimes e outros eventos estranhos.
E foi para apresentar a autoridades políticas, civis e militares tais benesses e requerer apoio, que o Consep organizou o evento que contou com a adesão e aplauso das autoridades presentes.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Ronaldo Baitakao (Ronaldo Alves Cordeiro), ressaltou a importância do sistema de videomonitoramento enfatizando o fato de ter feito uma indicação em 2013, solicitando o serviço.
“Esse é um tema que chama a atenção de todos nós. Inclusive, no ano passado, fiz uma indicação solicitando a implantação de um sistema de videomonitoramento no município. Então, mais que concordar com o Consep e me sentir constrangido, eu anseio, e a sociedade também anseia e necessita de mais segurança, de mais iniciativa visando à diminuição da criminalidade no município. Precisamos que medidas urgentes sejam tomadas”, explicou o presidente.
Dr. Umberto Marçal, que assumiu recentemente a Vara Crime da Infância e Juventude exaltou a importância do Conselho Comunitário de Segurança Pública e citou como exemplo a experiência exitosa do conselho no Estado de Minas Gerais.
“A criminalidade só vem crescendo. Nós temos que tomar alguma atitude. Martim Luther King tem uma frase que me deixa emocionado: ‘O que mais preocupa não é o grito dos violentos, ou dos corruptos, dos desonestos ou sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons’. Nós não podemos perder para a criminalidade, mas, estamos perdendo”, lamentou Dr. Umberto.
Dr. Argenildo fez coro com Dr. Umberto e desabafou sobre a responsabilidade política e requereu dos vereadores uma participação mais efetiva e um posicionamento extremamente ético. Ele lamentou a situação atual e cobrou decência e trabalho árduo por parte do Estado.
“Nos precisamos debruçar em novos paradigmas. O nosso sistema, o sistema de funcionamento dos poderes não serve para atender as demandas sociais. Essa Constituição de 1988, que é chamada de Constituição Cidadã, que é realmente uma constituição maravilhosa, prevê a participação popular, quando ela, em seu artigo 1º, no seu parágrafo único diz :’Todo poder emana do povo, que o exerce diretamente ou através de seus representantes eleitos´.”
Dr. Argenildo demonstrou muita indignação em sua fala e certa frustração com a situação da segurança pública não só em Teixeira, mas, em todo Brasil. E, se referindo ao Consep, exaltou:
“Tem que ter coragem para fazer isso que vocês estão fazendo, de assumir um ônus que é do Estado, porque essa responsabilidade é do Estado e esse momento é histórico. A pior de todas as mazelas é a corrupção dentro das estruturas do Estado. Nós temos que nos indignar, nós temos que partir para cima mesmo. Os empresários já carregam uma carga tributária insuportável e as pesquisas mostram as pequenas empresas fechando as portas”, discorreu Dr. Argenildo.
O vereador Domingos Donato ressaltou a importância da conscientização em massa e da necessidade de envolvimento lúcido por parte da sociedade.
“Arrecadação não falta. A sociedade aguarda apenas o retorno dessa arrecadação em forma de serviço e em forma de obras. Oxalá que essa realidade mude e que reuniões dessa natureza criem em nós o sentimento nobre de repulsa, e que esse sentimento seja reproduzido e passe a contagiar outras pessoas”, enfatizou Domingos.
Além das autoridades acima citadas, compareceram Alisson, presidente do Sincomércio; a presidenta da ACE, Lucimélia Garcia Ferraz; Nivaldo, presidente da CDL; major Anilton; o subcomandante da Caema, capitão Barbosa; o representante do Corpo de Bombeiros, Raimundo Oliveira; Dr. Valdeir representou a Ordem dos Advogados do Brasil e o Sr. Vinícius representou o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas. A Prefeitura Municipal não enviou representante.
O Consep é formado por pessoas físicas ou jurídicas que estejam quites com a Justiça Eleitoral, que não possuam antecedentes criminais e que desejem trabalhar voluntariamente em favor da Segurança Pública do município.
Qualquer empresa que quiser transferir recursos para o Consep pode deduzir o montante do imposto de renda.
Por: Kátia Armini