Destaque

Caos em Porto Seguro: Prefeita Cláudia Oliveira fecha vários postos de saúde

03/12/2015 - 19h22
Posto de Saude fechado em Porto Seguro

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, numa verdadeira inversão de prioridades, determinou o fechamento de vários postos de saúde do município, segundo o  decreto assinado no dia 27 de novembro pela secretária de saúde do município Edna de Souza Alves Santos. A medida, segundo decreto, seria a contenção de gastos municipais, com a justificativa que o governo diminuiu 50% nos repasses da saúde.

Posto de Saude fechado em Porto Seguro2

A justificativa da prefeita Cláudia Oliveira, esbarra na informações que tais cortes no repasse federal, só foram referentes ao último mês, jogando por terra a tentativa de justificar o duro golpe na saúde do município e na vida dos cidadãos que necessitam de atendimento médico.

Posto de Saude fechado em Porto Seguro3

A prefeita, que tem sua administração envolvida em diversos escândalos com despesas municipais, sendo eles, contratações milionárias para os festejos municipais, como o gasto de quase 6 milhões de reais em 2015, camarotes no réveillon, Carnaval e São João Elétrico, mais de 300 mil reais gastos em bandeirolas, mais de 4 milhões de reais com propaganda, quase 6 milhões com Gráfica em Simões Filho, e ainda, de ter gasto mais de 200 mil reais com pipoca, resolveu como tentativa de diminuir gastos fechar os postos de saúde relacionados:

Posto de Saude fechado em Porto Seguro4

Areião, Campinho, Mirante, Miraporto, Fontana, Cambolo, Gravatá, Praça do Coelho, Casas Novas, Paraguai, Vila Vitória, Vila Valdete, Parque ecológico, Imbiraçú, Pindorama, Arraial Centro, São José do Panorama e Porto Alegre ( Ponto de Apoio).

Posto de Saude fechado em Porto Seguro5

Outros 10 postos de saúde também foram fechados, totalizando que 28 dos 36 postos de saúde existentes no município, não estão funcionando.

Na lista de corte de gastos, contam ainda a demissão de 26 enfermeiros, 22 médicos, 32 técnicos de enfermagem, dos 172 profissionais que compõem a atenção básica.

Posto de Saude fechado em Porto Seguro6

“É um descaso, um absurdo o que estamos vivendo. A prefeita contratou por R$ 300 mil uma banda de forró , sendo que o cachê da banda era metade do preço. Agora, fecha os Postos de Saúde, dizendo que é para economizar. A saúde já não estava lá essas coisas, com tantos postos fechados, a tendência é piorar.” Declarou uma moradora.

“Será que a prefeita acha que fazer festa é mais importante do cuidar da saúde da população? Será que ela acha que quando sentimos dor, dançando forró a dor passa? Estamos revoltados. Fomos remanejados para postos longes de nossa casa, nos deparamos com dificuldade de locomoção, e de atendimento devido a alta demanda de pacientes.” Declarou Sr. Almir Barbosa.

Posto de Saude fechado em Porto Seguro7

Outra preocupação, segundo os moradores, é com a epidemia do Zika Vírus que atravessa o País. No último final de semana, o governo brasileiro confirmou a relação entre o vírus Zika e a microcefalia, uma infecção que provoca má-formação do cérebro de bebês. A Bahia, é o local onde foram notificados os maiores índices de suspeita de zika vírus do País neste ano.

Segundo um relatório da Coordenação do Programa Nacional de Controle da Dengue, também do Ministério da Saúde, a Bahia teve 56.318 casos suspeitos até o final de outubro (70% do total registrado, de 84.931). Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, até 18 de novembro o número já havia subido para 62.635, em 284 municípios (dos 417).

“Nos literalmente “dançamos” com essa medida descabida da prefeita. Uma gestora que não prioriza a saúde dos seus munícipes, não merece nosso respeito. O maior bem de uma pessoa é a saúde, e nós estamos sendo privados deste direito. Com tanto turista que chega na cidade no período de festas, o correto seria dobrar o atendimento, e não fechar postos de saúde. Isso, é um tapa na cara do cidadão que paga seus impostos”. Declarou Maria Alzira.

Nossa equipe tentou contato com a prefeita Cláudia Oliveira, mas até o fechamento da matéria, não recebemos retorno das ligações.

Fonte Opovonews


Deixe seu comentário