Política

Capotamento de ambulância do SAMU gera polêmica em Teixeira de Freitas

26/06/2012 - 13h16

O acidente automobilístico teria ocorrido no último dia 31 de março, mas somente agora o fato foi tornado público após uma reportagem do Portal N3. A denúncia diz respeito a uma suposta liberação por parte da Secretaria Municipal de Saúde, para que uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) levasse um paciente com a perna fraturada para uma cirurgia em Salvador. Conforme informa o site, por determinação do Ministério da Saúde (MS) esses automóveis só poderiam rodar na região de atuação.

“A ambulância 02 do SAMU de Teixeira de Freitas, que estava desaparecida, foi encontrada por nossa equipe de reportagem. O PORTAL N3 recebeu a denúncia de que a ambulância havia sofrido um acidente fora dos limites do município. Como as ambulâncias do SAMU só podem rodar dentro dos limites a que servem, atendendo chamadas de urgência e transportando as pessoas enfermas para os hospitais, fomos em busca da veracidade da denúncia”, diz um trecho do texto.

“Descobrimos que a ambulância 02 do SAMU de Teixeira de Freitas, sofreu um acidente na BR-101, KM 590, município de Santa Luzia, como consta do Boletim de Acidente de Trânsito de número 1090058, expedido pela Polícia Rodoviária Federal. O acidente foi no dia 31/03/2012 às 7 horas e a causa do mesmo foi uma saída de pista. A pista estava molhada e a ambulância não conseguiu fazer a curva”.

E segue: “O motorista da ambulância era Edson Campos da Silva e estava acompanhado de Rubênio da Silva Soares, técnico de enfermagem e Andeilza Duarte Cardoso, passageira. A ambulância ia para Salvador, conduzindo José Marcos Alves de Freitas, que iria operar uma perna que havia quebrado. Este, quando ocorreu o acidente, caiu da ambulância em plena estrada e foi socorrido por pessoas que passavam pelo local”.

E finaliza a denúncia do Portal N3. “Apuramos que a ambulância só se deslocou, além dos limites do município de Teixeira de Freitas, pela intervenção do vereador Júlio César Cavalcanti junto ao secretário de Saúde do município. Os dois ordenaram que a ambulância fizesse o transporte do enfermo até Salvador, mesmo alertados de que o veículo não poderia sair dos limites do município. Aproveitaram que a coordenadora do SAMU estava de licença e transformaram a ambulância que socorre os casos municipais de emergência em mero veículo de transporte de enfermo-apadrinhado. Esconderam a ambulância acidentada e o SAMU passou a socorrer a população apenas com um veículo. Os socorros que eram quase imediatos, passaram a demorar como nos tempos que o município não possuía o SAMU. Descobrimos que a ambulância ainda não foi consertada porque o seguro se recusa a pagar, uma vez que o motorista que dirigia na ocasião do acidente, não possui o curso que o SAMU oferece aos que compõem a equipe da ambulância”.

A denúncia do site foi publicada no início da noite desta segunda-feira (25) e até às 10h de hoje, dia 26, tanto o vereador Júlio César Cavalcanti “Garotinho”, quanto o secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Vagner Fernandes, não falaram sobre o assunto.

Fonte Teixeiranews


Deixe seu comentário